22/05/2019
Plenário pede explicações sobre tratamento em saúde mental

A dificuldade enfrentada pelas pessoas com transtornos mentais para ter atendimento no município foi tema de um requerimento de informações oficiais aprovado pelo plenário durante a 16ª Sessão Ordinária do ano, realizada na última segunda-feira (20/5). No total, cinco pedidos de informações foram aprovados.

A solicitação a respeito do tratamento de pessoas com transtornos mentais é de autoria do vereador Arlindo Araújo (PPS). O parlamentar quer saber qual a estrutura disponível no município para o tratamento dessas pessoas, se os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) de Araçatuba atendem pacientes com depressão que não sejam necessariamente usuários de álcool ou drogas, e o total de médicos psiquiatras que atendem na rede municipal de saúde.

O requerimento cita as dificuldades para o município prestar atendimento aos pacientes após o fechamento do Hospital Psiquiátrico Benedita Fernandes. “A questão é grave, porque no PS (pronto-socorro) você atende crianças, pessoas com dengue e também pessoas com problemas mentais. Foi dito que iam criar infraestrutura, mas isso não ocorreu. Se a pessoa com transtornos mentais passa mal, tem que ir ao PS e não há estrutura para atender”, afirmou Arlindo Araújo.

REFORMA DE TEATRO

A situação da reforma do Teatro Castro Alves foi assunto de outra solicitação apresentada pelo vereador Arlindo Araújo. Ele quer saber se a Prefeitura já fez licitação para contratar a empresa que executará a reforma, além de pedir o valor e tempo de execução da obra.

Em outro pedido, Arlindo reclama da iluminação precária em passarela que liga os bairros Rosele e Verde Parque, na rodovia Eliezer Montenegro Magalhães.

O valor do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) destinado neste ano pelo Estado de São Paulo ao município foi tema de outra solicitação do vereador Arlindo Araújo aceita pelo plenário.

RISCOS EM PONTE

A recuperação de ponte no cruzamento da avenida João Arruda Brasil com a rua Gastão Vidigal foi tema de requerimento de informações oficiais proposto pelo vereador Cido Saraiva (MDB). Na solicitação, o parlamentar pergunta quais serviços serão realizados pela Prefeitura no local, o custo e a previsão de início e término das melhorias.

Os requerimentos aprovados na segunda-feira foram encaminhadas ao prefeito Dilador Borges (PSDB). As respostas devem ser dadas em 15 dias, prazo que pode ser prorrogado pelo mesmo período desde que haja consentimento da Câmara.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Carlos Demarchi/ Foto: Angelo Cardoso