10/03/2020
Plenário aprova 7 requerimentos de informações oficiais

A invasão de águas das chuvas atingindo mais de 40 imóveis no loteamento residencial Águas Claras, em Araçatuba, foi tema de um dos sete requerimentos de informações oficiais aprovados durante a 6ª sessão ordinária do ano realizada ontem (9) à noite na Câmara.

De acordo com o vereador Denilson Pichitelli (PSL), autor do documento, pelo menos 42 imóveis localizados na Rua Hortêncio Giron sofrem com a ação das águas.

Segundo ele, o fluxo vem da Rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463) e chega com intensidade a um terreno particular localizado atrás das casas suscetíveis ao alagamento e que, de acordo com o parlamentar, já estariam apresentando danos estruturais. Pichitelli quer saber se a Prefeitura e a Defesa Civil têm conhecimento da situação e quais providências já estariam sendo tomadas.

O vereador Denilson Pichitelli também questiona a administração quanto à implantação da campanha permanente de reeducação alimentar na rede municipal de ensino prevista em lei; e pergunta quais as ações executadas pela Prefeitura para cumprir a norma e se os professores receberam informações e subsídios para colocar a campanha em prática.

CESTAS BÁSICAS

O vereador Arlindo Araújo (Cidadania) é autor de três requerimentos aprovados pelo Plenário durante a 6ª sessão.

No primeiro deles, Arlindo quer saber quantas famílias em vulnerabilidade financeira atualmente são beneficiadas regularmente com cestas básicas oferecidas pela Secretaria de Ação Social; quais os critérios de distribuição dos kits de alimentos, incluindo os emergenciais e o pagamento de despesas com medicamentos pelo Fundo Social; qual o valor gasto com as cestas em janeiro e fevereiro deste ano; e se a Prefeitura tem dados locais sobre o número de pessoas em situação de extrema pobreza.

A quantidade de animais castrados desde o mês de janeiro de 2019 e a responsabilidade pela manutenção preventiva das fiações das redes de energia elétrica, telefônica e internet instaladas na área urbana são temas dos outros dois requerimentos propostos pelo vereador Arlindo Araújo.

FUNGOS

A divulgação na mídia sobre a existência de fungos em piso e paredes do Ginásio de Esportes “Orlando Ramalho” - mais conhecido como Matarazzo – que implicou a paralisação dos treinos da equipe de ginástica rítmica do projeto Agir naquele local levou o vereador Cido Saraiva (MDB) a apresentar um requerimento de informação ao chefe do Executivo Municipal.

Relembrando o fato de o centro esportivo ter sido reformado recentemente, Cido Saraiva pede que o prefeito justifique a deterioração do equipamento; pergunta se o serviço está no prazo de garantia dado pela empresa; qual a previsão para liberação do espaço; e qual seria o custo dessa nova reforma.

A dificuldade de acesso de um ônibus que transporta pacientes que fazem tratamento no Hospital do Rim, em Araçatuba, ao estacionamento do centro de saúde foi tema de um requerimento apresentado pelo vereador Dr. Alceu (PV).

De acordo com as informações recebidas pelo gabinete do autor do documento aprovado em plenário, o deslocamento oferecido pela Prefeitura seria executado por uma van, contudo, atualmente, tem sido feito por um ônibus, cujo acesso ao estacionamento estaria proibido, levando os pacientes, muitos deles em situação debilitada, a concluírem a jornada a pé.

Pelo requerimento, Dr. Alceu quer saber se o prefeito sabe da restrição do acesso do ônibus ao estacionamento do hospital; por que a van não estaria sendo utilizada para levar os pacientes e quais as ações tomadas para solucionar a questão.

Os documentos serão enviados ao prefeito Dilador Borges (PSDB) para prestar os esclarecimentos dentro de 15 dias.

Fonte: Assessoria de Comunicação: João de Paula// Foto: Angelo Cardoso