27/02/2020
Município arrecada R$ 190 mi no último quadrimestre de 2019

A Prefeitura de Araçatuba arrecadou no terceiro quadrimestre de 2019 cerca de R$ 190 milhões. Entre os meses de janeiro a dezembro daquele mesmo ano, a receita total foi de aproximadamente R$ 569,6 milhões.

Os números apresentados constam no relatório fiscal divulgado nesta quinta-feira (27) em audiência pública realizada na Câmara Municipal. A presidente do Legislativo, vereadora Tieza (PSDB), e os vereadores Cido Saraiva (MDB), Dr. Alceu (PV) e Gilberto Batata Mantovani (PL) acompanharam a prestação de contas.

Segundo o relatório divulgado pelo secretário municipal da Fazenda, João Valero Esgalha, no acumulado de 2019, as principais fontes de repasses e receitas próprias vieram do recolhimento de impostos estaduais e municipais, como ICMS (R$96,3 mi), ISSQN (R$ 61,9 mi), IPTU (R$ 35,7 mi) e da taxa de limpeza pública (R$ 20,5 mi).

No tocante às despesas, entre os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro do ano passado, foram empenhados R$ 131,4 milhão. No ano todo de 2019, o montante atingiu R$ 548,2 milhões.

Ainda de acordo com o secretário da Fazenda, as despesas com pessoal na administração direta e indireta somaram até o terceiro quadrimestre R$ 242,4 milhões, que correspondem a 43,09% da arrecadação total. O montante aplicado no pagamento da folha salarial dos servidores está abaixo dos limites prudencial (51%) e legal (54%).

PERGUNTAS

Após a apresentação do balanço financeiro, foi dada a oportunidade para os vereadores e o público – presente à audiência e à distância, por meio do whatsapp - elaborarem perguntas sobre a prestação de contas.

O investimento em turismo; contrato firmado entre o Município e a GS Inima Samar – concessionária responsável pela gestão do saneamento básico no município – a dívida consolidada do município com o INSS (R$120,6 mi), gastos com o prolongamento da avenida Pompeu de Toledo e os financiamentos aprovados para investimentos em serviços de infraestrutura urbana em diversos bairros da cidade foram temas de perguntas e ponderações feitas pelos vereadores Cido Saraiva, Batata e Tieza.

Nesta sexta-feira (28), é a vez da secretária municipal de Saúde, Carmem Guariente, divulgar o balanço dos serviços da pasta referente ao terceiro e último quadrimestre de 2019. A TV Câmara – Canal 6 do Sistema NET Digital – e as redes sociais Youtube e Facebook do Legislativo transmitem os trabalhos a partir das 19h.

Fonte: Assessoria de Comunicação: João de Paula// Foto: Angelo Cardoso