18/02/2020
Mães protestam contra atividades de agentes escolares em creches

Um grupo de mães compareceu ontem (17/2) à Câmara de Araçatuba para reclamar de casos de agentes escolares do sexo masculino que dão banho em crianças em creches municipais. O assunto veio à tona no final do Grande Expediente da 3ª sessão ordinária, por meio de pronunciamento do vereador Lucas Zanatta (PV). “Sabemos de casos de homens que continuam dando banho em crianças na rede municipal de ensino. Ninguém está sendo acusado, mas há um incômodo entre os pais”, reclamou o parlamentar.

As mães de crianças pediram providências do Legislativo em relação ao tema. Durante a discussão, o vereador Professor Cláudio (PMN), que preside a Comissão de Educação da Câmara, sugeriu o agendamento de uma reunião com a secretária de Educação, Silvana de Sousa e Souza. O vereador Dr. Jaime (PTB) acrescentou que há a necessidade de fazer um levantamento de quantos funcionários estão nesta situação e se há alguma forma de remanejamento.

Ao falar sobre o assunto, a presidente da Câmara, vereadora Tieza (PSDB) lembrou que o assunto já foi alvo de debates em Plenário no ano passado. “Nós fizemos uma comissão e foi discutido que haveria remanejamento dos funcionários. Nós temos que retomar essa conversa com a secretária”, afirmou.

O vereador Arlindo Araújo (Cidadania) considerou que a decisão para resolver as atribuições desses agentes escolares cabe ao prefeito. “É um assunto grave, que mexe com a família e incomoda todo mundo. Quem tem que fazer a reunião é o prefeito”, disse. “Também não concordo que esses agentes escolares continuem dando banho em crianças”, destacou o vereador Carlinhos do Terceiro (SD).

No final das discussões, o vereador Lucas Zanatta propôs o prazo de até duas semanas para o Executivo fazer um levantamento da situação e dar uma resposta à Câmara.

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES

Em 16 de outubro de 2019, o Plenário aprovou um requerimento de informações, de autoria do vereador Lucas Zanatta, a partir de reclamações sobre situações em que agentes escolares do sexo masculino davam banho e trocavam fraldas em bebês na rede municipal de ensino.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Carlos Demarchi/ Fotos: Angelo Cardoso