12/05/2020
Lucas Zanatta questiona infestação de pernilongos

Reunidos por videoconferência na segunda-feira (11/05), os vereadores de Araçatuba aprovaram cinco requerimentos de informações oficiais durante o Grande Expediente da 13ª Sessão Ordinária do ano. Um dos documentos, assinado pelo vereador Lucas Zanatta (PV), questiona a administração municipal sobre o aumento de pernilongos, escorpiões e outros insetos em vários locais da cidade.

As ações que estão sendo executadas para combater a infestação e o trabalho dos agentes de combate às endemias estão entre as perguntas feitas pelo parlamentar. Ele adiantou, no entanto, que já obteve a maioria das respostas. “Vou manter o requerimento, protocolado no início do mês, apenas para ter as informações documentadas”, afirmou Zanatta.

O assunto foi debatido pelo plenário virtual. A vereadora Tieza (PSDB) disse que acionou a Sucen depois de ter sido procurada por vários moradores, que reclamaram da infestação de pernilongos na cidade. “A Sucen realizou uma vistoria técnica e identificou alguns pontos de vazamento de esgoto, que podem ser a causa desse problema”, anunciou a parlamentar.

O vereador Denilson Pichitelli (PSL) aproveitou o momento para cobrar da administração municipal a nomeação de pessoas técnicas e capacitadas para cargos importantes. Já o vereador Dr. Almir (PSDB) falou sobre as ações de nebulização que estão ocorrendo na cidade. “A Prefeitura está tomando as medidas necessárias, priorizando os bairros com incidência da dengue”, esclareceu.

O vereador Gilberto Batata Mantovani (PL) também discutiu o requerimento. “A reclamação vai da Santa Casa até o Araçatuba G, uma região bem grande que está cheia de insetos”, comunicou.

ASSISTÊNCIA SOCIAL –

Os outros quatro requerimentos de informações oficiais aprovados na 13ª Sessão Ordinária do ano foram apresentados pelo vereador Arlindo Araújo (MDB).

Duas dessas solicitações tratam de serviços de assistência social. Em uma delas, o parlamentar pergunta a quantidade de famílias assistidas pelas seis unidades do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) existentes em Araçatuba, que oferecem cestas básicas e estão sendo responsáveis pela administração do auxílio emergencial do Governo Federal.

Em outro pedido de informações, Arlindo Araújo quer saber quais OSs (Organizações da Sociedade Civil) firmaram parcerias com a Prefeitura para a execução de serviços nos órgãos de assistência social do município, tais como Centro de Referência da Mulher, Casa Abrigo e Programa Lobato.

Arlindo Araújo ainda pergunta sobre a economia gerada com a implantação do Diário Oficial Eletrônico do Município e o valor total das verbas recebidas pela administração para o combate ao coronavírus.

PRAZO –

Conforme ato da Mesa Diretora, durante o período de pandemia de covid-19, o prazo de resposta aos requerimentos de informações oficiais pode ser prorrogado por período superior aos 15 dias previstos na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno da Câmara, mediante solicitação.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria // Foto: Angelo Cardoso