08/03/2024
Jamilly Nicacio Nicolete é a mais nova cidadã araçatubense

A professora doutora Jamilly Nicacio Nicolete recebeu, na noite desta sexta-feira (8/3), o Título de Cidadã Araçatubense. A cerimônia foi realizada no Dia Internacional da Mulher e buscou reconhecer os relevantes trabalhos prestados ao município nas áreas social e educacional.

A solenidade foi presidida pelo vereador Luís Boatto (MDB). Familiares, amigos e profissionais da área da educação participaram do evento. O vereador Gilberto Batata Mantovani (PL) também esteve presente.

A honraria surgiu de um projeto de decreto legislativo, de autoria do vereador Wesley da Dialogue (Podemos), cuja aprovação ocorreu na 2ª sessão legislativa extraordinária, em 18 de dezembro de 2023.

“É muito importante homenagear uma mulher que tanto fez e faz para a nossa sociedade e ver você devolver para a sociedade tudo o que a universidade pública te ensinou”, afirmou o autor da honraria, vereador Wesley da Dialogue.

A cofundadora da Casa Maria, Fernanda Louise, também ressaltou a contribuição da educadora para o município. “Além da homenagem e do Dia Internacional da Mulher, também estamos celebrando os quatro anos da Associação Casa Maria, que defende os direitos das mulheres. Nós apoiamos e socorremos centenas de mulheres vítimas de violência”, disse.

“É um dia muito importante para mim, pois devo tudo o que eu sou à educação. A educação deu tudo o que tenho na vida”, declarou a professora homenageada Jamilly Nicacio Nicolete.

TRAJETÓRIA

Nascida em São Paulo em 19 de abril de 1982, Jamilly Nicacio Nicolete começou as atividades profissionais em Minas Gerais como vendedora de loja e analista de crédito. Aos 21 anos, tornou-se mãe de Aaron Stofel.

É graduada em História pela Universidade Federal de Viçosa (2009). Em seguida, fez mestrado em História e doutorado em Educação pela Unesp. Chegou em Araçatuba em agosto de 2009, lecionando História nos principais colégios da cidade.

No município, além de professora, idealizou a Casa Maria, uma associação de mulheres que incentiva a independência feminina e as práticas de equidade de gênero. Na atualidade, é coordenadora pedagógica do Delta Educacional.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Carlos Demarchi/Foto: Angelo Cardoso