Escritor recebe honraria máxima na Câmara
O escritor Anizio Canola é o mais novo cidadão araçatubense. A honraria foi concedida nesta sexta-feira (18) pela Câmara Municipal em sessão solene realizada na sede do Legislativo.
O autor do projeto de decreto legislativo que instituiu a homenagem, vereador Luís Boatto (MDB), e o presidente da Câmara, vereador Dr. Alceu (PSDB), compuseram a mesa de honra ao lado do escritor e membro da Academia Araçatubense de Letras. O vereador Arnaldinho (Cidadania) também prestigiou a solenidade.
Aos 81 anos, natural da cidade de Avaré (SP), Anizio Canola relembrou a própria trajetória, com experiências afetivas e profissionais na cidade de Paraguaçu Paulista, antes de chegar a Araçatuba, na condição de aprovado no cargo de oficial de justiça.
No município, ele exerceu a carreira de repórter no radiojornalismo esportivo e foi colunista do então Jornal O Liberal (hoje O Liberal Regional) no início dos anos 2000. Apaixonado pela escrita, ainda se dedicou à carreira literária, escreveu livros e se consagrou como um imortal da Academia de Letras local.
Familiares, amigos e colegas de profissão, com destaque para a crônica esportiva, relembraram diversas passagens com o homenageado, o que o emocionou em vários momentos.
O vereador Luís Boatto destacou o talento de Anizio Canola em projetar constantemente o nome de Araçatuba por onde atuava. “Sinto-me privilegiado por ser o autor dessa homenagem. Seu Anízio tem um papel fundamental na construção e preservação da memória araçatubense”, afirmou o autor da homenagem.
Emocionado e com uma memória prodigiosa, Anizio Canola relembrou inúmeras passagens como oficial de justiça, radialista esportivo e escritor, tendo como cenário a cidade de Araçatuba. “Obrigado ao vereador Luís Boatto pela homenagem e aos meus familiares e amigos pela presença. Minha felicidade é ser mais um cidadão araçatubense”, afirmou.