Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
19/09/2019
Embalagens vazias: secretaria adere à campanha de arrecadação

A campanha de arrecadação de embalagens vazias de medicamentos liderada pela Câmara de Araçatuba ganhou mais um reforço: a Secretaria Municipal de Saúde. Somente nesta quarta-feira (18), foram entregues mais de 140 quilos do material reciclável que poderá ser utilizado na aquisição de equipamentos de locomoção, como cadeiras de rodas.

As embalagens estavam organizadas em caixas de papelão e foram repassadas à repartição municipal pelas unidades básicas de saúde e por outros equipamentos públicos do setor. De acordo com a chefe de gabinete da Secretaria de Saúde, Aparecida Nava, a mobilização foi iniciada no mês de março e tem caráter permanente de arrecadação.

Desde o primeiro semestre deste ano, a secretaria mantém o projeto Atitude, que tem como objetivo reduzir a incidência de resíduos no meio ambiente. Assim que soubemos dessa ação da Câmara, decidimos colocar pontos de coleta nas 19 unidades de saúde do município e nos outros equipamentos que atendem ao público para contribuir com a campanha e reforçar nosso compromisso com a sustentabilidade do meio ambiente e as pessoas que necessitam de atendimento à saúde”, afirmou Aparecida Nava, que também responde pela secretaria-executiva do projeto.

Emocionada com a ação pró-ativa dos servidores da Saúde, a vereadora Tieza reforçou os objetivos da campanha iniciada em janeiro deste ano quando a sede do Poder Legislativo se posicionou como parceira da Pastoral da Saúde da Santa Casa de Misericórdia e do Rotary Club Bandeirantes para adquirir os equipamentos de Saúde.

“A gente percebe que essa campanha mudou o comportamento das pessoas que mostram mais preocupação quando o assunto é o descarte das embalagens de medicamentos. O que antes iria para o aterro sanitário agora tem destinação socio-ambiental que beneficia toda a coletividade e garante a qualidade de vida de todos”, afirmou a vereadora Tieza.

BALANÇO

Em sete meses de campanha solidária, a Câmara Municipal de Araçatuba já arrecadou 1,2 tonelada de cartelas vazias de medicamentos, o que equivale a uma cadeira de roda e meia. O balanço foi divulgado pela presidente da Câmara durante a 27ª Sessão Ordinária do ano.

A Câmara passou a coletar cartelas vazias de medicamentos em fevereiro deste ano, tornando-se parceira da Pastoral da Saúde da Santa Casa de Araçatuba e do Rotary Club Bandeirantes, que vendem o material arrecadado para empresa de reciclagem e investem o dinheiro na compra de cadeiras de rodas.

Um quilo de cartelas de remédios custa, em média, trinta centavos e uma cadeira de rodas, R$ 280. O ganho ambiental, no entanto, é incalculável, pois o material é totalmente reciclável. (Colaboração/Suzy Faria)

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Fonte: Assessoria de Comunicação: João de Paula// Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior