26/11/2019
Dr. Almir questiona podas de árvores feitas pela CPFL

Os vereadores de Araçatuba criticaram a forma como a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) tem podado árvores na cidade. O repúdio foi manifestado durante a discussão e votação de um requerimento de informações oficiais, de autoria do vereador Dr. Almir (PSDB), na 38ª Sessão Ordinária do ano, realizada na segunda-feira (25/11).

No documento, endereçado ao prefeito Dilador Borges (PSDB) e aprovado por unanimidade, o vereador Dr. Almir pergunta se a CPFL tem autorização para realizar as podas, quais os critérios técnicos utilizados e se a Prefeitura fiscaliza a execução desse serviço. A administração municipal tem 15 dias para responder aos questionamentos.

Conforme o autor do requerimento, muitas postagens em redes sociais criticam a ação da CPFL. “Eu vejo muitas reclamações também no Facebook. As fotos são horríveis. É Almirante Barroso, Bandeirantes, Floriano Peixoto. Em sua página, o Clube da Árvore mostra todos os dias a erradicação de árvores na cidade”, lamentou Dr. Almir.

Para o vereador Prof. Cláudio (PMN), a situação é absurda. “Essas podas que a CPFL está fazendo é uma falta de respeito com todo mundo. Estão fazendo uma poda que é melhor arrancar a árvore de uma vez”, disparou. O vereador Dr. Alceu (PV) também pediu a palavra para anunciar que está elaborando uma moção de repúdio e vai levar o caso ao Ministério Público.

A supressão de árvores na rua Professor Jorge Corrêa e na avenida Brasília foi tema de outro requerimento de informações oficiais apresentado pelo vereador Dr. Almir na sessão de segunda-feira.

BALANÇO –

Ao todo, o plenário aprovou 15 requerimentos de informações oficiais na 38ª Sessão Ordinária do ano. Além das solicitações do vereador Dr. Almir, também fizeram questionamentos à Prefeitura os vereadores Arlindo Araújo (Cidadania), Beatriz (Rede), Dr. Alceu (PV), Cido Saraiva (MDB), Dr. Flávio Salatino (MDB), Carlinhos do Terceiro (SD) e Lucas Zanatta (PV).

O vereador Arlindo Araújo apresentou cinco desses documentos. Ele questiona a administração municipal a respeito de problemas envolvendo a TUA (empresa concessionária do transporte coletivo urbano), pede a relação dos veículos e máquinas locados pelo Município e pergunta sobre a destinação do prédio que abrigaria a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da zona sul.

O parlamentar ainda quer saber sobre processo seletivo e concurso público na área da Educação e sobre o funcionamento dos aparelhos do NGA (Núcleo de Gestão Assistencial) após curto circuito no local.

O requerimento de autoria da vereadora Beatriz questionou a fiscalização do passeio público construído irregularmente pelo Edifício Araçatuba Office. Já o vereador Dr. Alceu pediu informações sobre os exames de endoscopia realizados pela Santa Casa e melhorias no trânsito da avenida dos Araçás, entre as ruas do Fico e Bandeirantes.

Em conjunto com o vereador Dr. Flávio Salatino, Cido Saraiva assina requerimento sobre o tratamento de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Cido ainda questiona a Prefeitura sobre a falta da vacina pentavalente.

Duas solicitações do vereador Lucas Zanatta completam a lista de requerimentos aprovados na 38ª Sessão. O parlamentar indaga a funcionalidade dos ecopontos e a suspensão de agendamentos de consultas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos Jardins TV, Umuarama e Iporã.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria // Foto: Angelo Cardoso