Dona Ció recebe a Medalha Centenária da Câmara
A Câmara entregou, nesta segunda-feira (12/5), durante o Grande Expediente da 15ª sessão ordinária, a Medalha Centenária para a senhora Marcionília da Cruz Pereira, a “Dona Ció”, que completou 100 anos no último mês de janeiro.
O requerimento nº 166/2025 que concedeu a homenagem é de autoria da vereadora Edna Flor (Podemos) e foi aprovado pelo Plenário. Durante a entrega na sessão ordinária desta noite, foi exibido um vídeo institucional produzido pelo Cerimonial do Legislativo contando um pouco sobre a história da homenageada.
Marcionília da Cruz Pereira (Dona Ció) nasceu em 16 de janeiro de 1925 em Urandi, no estado da Bahia. Cresceu no sertão e chegou na região de Araçatuba ainda menina, acompanhada da família e em busca de melhores condições de vida.
A homenageada casou-se com José Pereira Sobrinho, com quem teve os filhos Diva, Laide e Casimiro. São nove netos e doze bisnetos. Mesmo sem estudo, Dona Ció educou todos os filhos. Ficou viúva há cerca de quatro décadas, sendo moradora antiga do Jardim Rosele. É membro fundadora da Igreja Batista do Jardim Planalto de Araçatuba.
A presidente da Câmara e autora da homenagem, vereadora Edna Flor, ressaltou a importância da Medalha Centenária. “É a primeira sessão com esse formato novo para homenagear as pessoas que completaram 100 anos. Nós fizemos uma mudança para entregar durante a sessão ordinária e queremos agradecer a presença da homenageada e de todos os seus familiares”, destacou.