13/04/2022
Diretor da Uvesp propõe fortalecimento regional do Legislativo

O diretor da União de Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), Luís Mário Marinho, esteve nesta quarta-feira (13) na Câmara Municipal de Araçatuba para apresentar o Projeto de Regionalização dos Municípios, denominado também de Aglomerado Urbano(A.U).

A apresentação constou na pauta de trabalhos da Frente Parlamentar de Desenvolvimento Regional liderada pelos presidentes das câmaras municipais de Araçatuba (Dr. Alceu), Birigui (Cesinha Pantarotto), Penápolis (Letícia Sader) e Andradina (Guto Marão). Parlamentares e líderes de mesas diretoras do Legislativo de outros municípios da região, como Buritama e Brejo Alegre, também prestigiaram o evento.

Marinho abriu o discurso dele na tribuna da Câmara defendendo o protagonismo dos parlamentares na representatividade política dos cidadãos nas instâncias de poder. Desde o recebimento e organização dos pedidos da população até a viabilização de soluções dessas demandas para o bem-estar da coletividade.

“O vereador é o agente político mais próximo da sociedade. Nós podemos ouvir as pessoas e construirmos, em conjunto, as soluções de que a sociedade precisa. Cabe ao parlamentar entender a força que ele tem e se unir”, afirmou Marinho.

O diretor da Uvesp destacou ainda a importância da proposta de divisão do Estado de São Paulo em parlamentos regionais, resultado de uma parceria do governo paulista com a entidade. Ele informou ainda os critérios técnicos para composição de diretoria e comissões do parlamento.

A iniciativa, segundo Marinho, dá voz aos parlamentares na interlocução das demandas da população com as instâncias superiores de poder.

“Além disso, promove a integração de municípios para impulsionar e consolidar o desenvolvimento de uma determinada região com base na identificação de necessidades específicas e na respectiva resolução, levando em conta as características peculiares das cidades que integram esse aglomerado”, explicou Marinho.

Para o presidente da Câmara de Araçatuba, vereador Dr. Alceu (PSDB), o evento ratificou o objetivo da Frente Parlamentar de fortalecer o papel do legislador no enfrentamento dos desafios comuns, na obtenção de recursos públicos e na valorização dos potenciais naturais, humanos e econômicos em âmbito regional.

Fonte: Assessoria de Comunicação: João de Paula// Foto: Angelo Cardoso