19/04/2022
Deficientes visuais visitam a Câmara e conhecem piso tátil

Deficientes visuais atendidos pelo Brota Vida conheceram o piso tátil da Câmara de Araçatuba no final da manhã desta terça-feira (19/4). O grupo visitou o Legislativo a convite do vereador Dr. Jaime (PSDB).

Acompanhados pela voluntária Ana Mariza Sbrana Bertaquini, Isabelle Freitas de Oliveira, Luiz Eduardo Zago e Priscila Lima utilizaram o piso tátil instalado no andar superior do Legislativo. O grupo de deficientes visuais foi recebido pelos vereadores Dr. Jaime e Wesley da Dialogue (Podemos).

O vereador Wesley da Dialogue é autor da resolução nº 2.031, de 21 de junho de 2021, que dispõe sobre a obrigatoriedade de sinalização tátil no prédio da Câmara Municipal de Araçatuba para possibilitar acessibilidade às pessoas com deficiência visual.

A sinalização tátil é feita por meio de caracteres em relevo, braille ou figuras em relevo. De acordo com a matéria, a acessibilidade das pessoas com deficiência visual obedecerá à comunicação e sinalização tátil direcional e de alerta nos pisos, corrimãos, acessos às escadas, elevadores e demais equipamentos e ambientes que se fizerem necessários.

ACESSIBILIDADE

“Quando chegamos aqui na Câmara, verificamos que a Casa não dispunha de sinalização tátil para as pessoas que possuem deficiência visual. Por isso nosso mandato apresentou um projeto para a instalação e logo mais vai instalar também o braille para identificação das salas”, disse o vereador Wesley da Dialogue.

Atualmente, os dispositivos táteis existem no piso superior do Legislativo e também serão colocados no térreo do prédio. “Nós temos milhares de pessoas que enfrentam essa dificuldade diariamente. São pessoas poucos visualizadas e queríamos mostrar concretamente os benefícios da legislação”, comentou o vereador Dr. Jaime.

Priscila Lima, que possui deficiência visual, elogiou as condições de acessibilidade da Câmara. “Achei bem acessível, é um piso novo, achei o material novo diante do que conheço. Ficou muito bom para nós. Acessibilidade para deficiente visual é tudo”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Carlos Demarchi/ Fotos: Angelo Cardoso