05/12/2018
Comissão especial do AME Cirúrgico conclui trabalhos

A comissão especial criada para estudar a viabilidade da implantação de unidade do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Cirúrgico em Araçatuba terminou as atividades. O grupo apresentou o relatório final no Grande Expediente da 39ª sessão ordinária, ocorrida na última segunda-feira (3/12). Com a escolha de Penápolis para sediar a unidade, a comissão foi arquivada.

No documento, constam os encontros promovidos. Segundo o relatório, após reunião em maio de 2017 com todos os integrantes da comissão, as tarefas do grupo foram divididas, com a busca de apoio do prefeito Dilador Borges (PSDB), do Conselho Municipal de Saúde, do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde), de Câmaras Municipais da região, de deputados estaduais e de entidades de classe atuantes na área da saúde.

No período de funcionamento, a comissão ainda apresentou um requerimento de informações oficiais à Prefeitura, questionando a possibilidade de instalar o AME Cirúrgico no Hospital da Mulher. Após reunião com a comissão, o Executivo informou que estava engajado na luta para a vinda do AME Cirúrgico para o município.

A comissão do AME Cirúrgico foi presidida pelo vereador Gilberto Batata Mantovani (PR) e teve como membros os vereadores Dr. Almir (PSDB), Lucas Zanatta (PV), Rivael Papinha (PSB) e Denilson Pichitelli (PSL).

“O prefeito e a secretária municipal Carmem Guariente tiveram uma primeira conversa com o governador, numa passagem dele por Araçatuba. Foram apresentadas as necessidades da região e as questões técnicas e estruturais para que Araçatuba pudesse receber um AME Cirúrgico ou a ampliação do AME já existente, o AME Mais”, informa o relatório conclusivo da comissão especial.

AME PENÁPOLIS

Apesar das ações desenvolvidas, a comissão foi arquivada depois que o governo estadual anunciou o município de Penápolis para receber a unidade. Em 7 de agosto deste ano, o decreto estadual nº 63.645, de 7 de agosto de 2018, criou o AME Penápolis na Coordenadoria de Serviços de Saúde.

Em entrevista ao Rádio Câmara, o presidente da comissão especial, vereador Batata, destacou a proposta de seguir com o assunto em 2019. “Nós fizemos vários encontros com o objetivo de reunir os vereadores para que pudesse ter essa força de trazer o AME Cirúrgico para cá. Com a escolha de outro município, nós encerramos, mas pretendemos fazer uma nova comissão ano que vem para tratar da ampliação do AME Araçatuba”, disse Batata.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara: Carlos Demarchi/ Foto: Angelo Cardoso