Câmara tem 12 comissões especiais de vereadores em andamento
Os quinze vereadores que compõem a 18ª legislatura (2021/2024) da Câmara Municipal de Araçatuba estão envolvidos com os trabalhos de doze comissões especiais, constituídas para acompanhar a execução de obras e serviços públicos, realizar estudos ou pleitear benefícios para a população.
A comissão mais recente, que ainda não teve seus membros nomeados, objetiva pleitear ao governo do Estado a instalação de uma unidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro em Araçatuba para atendimento regional. Essa foi uma iniciativa do vereador Arnaldinho (Cidadania), aprovada pelo plenário na 41ª Sessão Ordinária do ano passado, em 06 de dezembro.
Outras duas comissões também estão voltadas para a área da saúde. Os vereadores Antônio Edwaldo Dunga Costa (DEM), Maurício Bem Estar (PP) e Arnaldinho (Cidadania) trabalham junto ao governo do Estado e ao Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) para garantir a retomada de atendimentos aos usuários. Já os vereadores Luis Boatto (MDB), Evandro Molina (PP) e Maurício Bem Estar (PP) acompanham os trabalhos desenvolvidos na saúde do município, verificando gastos e apresentando sugestões.
Quatro comissões especiais de vereadores estão relacionadas à causa animal. Uma delas, que tem o vereador Luis Boatto (MDB) como presidente e os parlamentares Evandro Molina (PP) e Regininha (Avante) como membros, estuda e avalia a coexistência de animais domésticos, domesticados, silvestres, nativos e exóticos com a população humana, os reflexos na saúde pública e no meio ambiente, e a legislação municipal pertinente.
Tendo os vereadores Lucas Zanatta (PV) e Antônio Edwaldo Dunga Costa (DEM) como membros, a vereadora Cristina Munhoz (PSL) preside uma comissão que acompanha os trabalhos realizados no município relacionados ao bem-estar animal.
Também permanece em atividade as comissões especiais que acompanha a construção do Hospital Veterinário no município e fiscaliza as atividades do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Araçatuba. Ambas são formadas pelos vereadores Cristina Munhoz (PSL) – presidente, Lucas Zanatta (PV) e Nelsinho Bombeiro (PV) – membros.
A análise da legislação municipal, visando à sua compilação e identificação das leis revogadas ou que cumpriram a finalidade, é o objetivo da comissão especial formada pelos vereadores Dr. Jaime (PSDB), Luis Boatto (MDB) e Gilberto Batata Mantovani (PL).
Já os vereadores Coronel Guimarães (PSL), Nelsinho Bombeiro (PV) e Maurício Bem Estar (PP) acompanham o processo de seleção das famílias benefíciárias do PNRA (Programa Nacional de Reforma Agrária).
Duas comissões especiais de vereadores foram constituídas em outubro de 2021 com prazo de vigência inicial de 180 dias. Uma delas, presidida pelo vereador Wesley da Dialogue (Podemos) e que tem como membro o parlamentar Maurício Bem Estar (PP), realiza estudos referente ao transporte público municipal. O outro grupo, integrado pelos vereadores Antônio Edwaldo Dunga Costa (DEM), Gilberto Batata Mantovani (PL) e Dr. Jaime (PSDB), objetiva a revitalização do Mercadão Municipal.
Há ainda uma comissão especial de vereadores – presidida por Antônio Edwaldo Dunga Costa (DEM) – que pretende, até o mês de março deste ano, apresentar à Prefeitura propostas de melhorias para o Parque Industrial. São membros desse grupo os vereadores Dr. Jaime (PSDB), Gilberto Batata Mantovani (PL), Nelsinho Bombeiro (PV) e Regininha (Avante).