07/10/2019
Câmara aprova convocação de comissário-geral do Daea

Por 14 votos favoráveis, o Plenário aprovou, nesta segunda-feira (7/10), na 31ª sessão ordinária do ano, um requerimento de convocação do comissário-geral do Conselho Administrativo do Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba, Márcio Saito, para prestar esclarecimentos aos vereadores sobre a constante falta de água em bairros da cidade. O pedido de convocação foi proposto pelo vereador Arlindo Araújo (Cidadania).

Conforme o Regimento Interno da Câmara, com a aprovação da convocação, o representante da agência reguladora deve comparecer à sessão ordinária em até 15 dias. “Nós estamos convocando e queremos esclarecimentos da agência reguladora, que tem o poder para fiscalizar e multar essa empresa. Não é a primeira vez que esse problema de falta de água ocorre”, declarou Arlindo Araújo, que propôs a convocação.

No último final de semana, houve desabastecimento de água em vários bairros da zona leste da cidade, afetando milhares de munícipes. O assunto repercutiu entre os vereadores. O vereador Professor Cláudio (PMN) criticou a situação. “O problema é grave e o convocado deve vir com urgência aqui na Câmara. A Samar devia ter um canal de comunicação com a população e a Agência Reguladora maior responsabilidade”, afirmou.

O vereador Denilson Pichitelli (PSL) lamentou a falta de esclarecimentos aos moradores. “Imprevistos acontecem, mas faltou esclarecimento. Tinha que ter um carro de som trazendo informações”, reclamou. O vereador Gilberto Batata Mantovani (PL) lembrou de outros casos de falta de água na cidade. “Foi novamente uma ação desastrosa em nove anos de concessão do serviço de água e esgoto”, disse.

O assunto também foi discutido pelos vereadores Dr Jaime (PTB), Dr. Alceu (PV), Dr. Almir (PSDB), Cido Saraiva (MDB), Carlinhos do Terceiro (SD) e Lucas Zanatta (PV).

OFÍCIOS

No começo da sessão, na fase do grande Expediente, foram lidos ofícios encaminhados pela Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba) e pela Agência Reguladora Daea. A concessionária do serviço de água pediu desculpas aos moradores afetados e informou como buscou solucionar o problema na rede de distribuição e alternativas para abastecer as residências. Já o documento da agência reguladora cobrou uma série de esclarecimentos da Samar sobre os problemas ocorridos no abastecimento de água na região leste da cidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Carlos Demarchi/ Fotos: Angelo Cardoso