Vereadores escolhem duas das três comissões permanentes
Duas comissões permanentes da Câmara Municipal foram definidas na última quarta-feira, dia 22/01, em reunião realizada pelos vereadores. A comissão de Assuntos Econômicos e Sociais terá como presidente a vereadora Tieza, e os membros Cláudio Henrique da Silva e Arlindo Araújo. A de Justiça e Redação será presidida pelo vereador Dr. Nava e terá como integrantes Durvalina Garcia e Joel Platibanda.
A única que ainda não foi definida foi a de Finanças e Orçamento. Isso porque quatro vereadores se candidataram para os três cargos oferecidos em cada comissão. São eles: Olair Bosco, Edval Antônio dos Santos, Joaquim de Castilho e Rival Papinha. Como ainda não chegaram a um consenso, os vereadores tem até a primeira sessão ordinária do ano, no próximo dia 02 de fevereiro, para essa definição.
O papel das comissões - Elas tem por objetivo estudar assuntos submetidos ao seu exame, manifestar sobre elas a sua opinião e preparar, por iniciativa próprio ou indicação do plenário, proposituras referentes a sua especialidade.
Compete à comissão de Justiça e Redação manifestar-se sobre todos os assuntos entregues à sua apreciação, quanto ao seu aspecto constitucional, legal ou jurídico e quanto ao aspecto gramatical e lógico, quando solicitado o seu parecer por imposição regimental ou por deliberação do plenário.
Já a comissão de Finanças e Orçamento emite pareceres sobre todos os assuntos de caráter financeiro, e especialmente sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias, o plano plurianual e a lei Orçamentária Anual.
A de Assuntos Econômicos e Sociais emite pareceres sobre processos relacionados à realização de obras e execução de serviços pelo município, por autarquias, ou entidades paraestatais e concessionárias de serviços de âmbito municipal, bem como atividades que digam respeito a transporte e comunicações.