Vereadoras decidem propor inclusão de Centro de Referência no PPA
"Araçatuba poderá ter ainda em 2009 centro de referência para mulheres em situação de violência". A afirmação é da secretária de ação social do município, Cidinha Lacerda, que participou ontem (28/04) de reunião com as vereadoras Edna Flor (PPS), Durvalina Garcia (PT) e Tieza (PSDB). As parlamentares formam a Comissão Especial criada para realizar estudos no sentido de eleger o melhor modelo de atendimento para as mulheres em situação de violência no município.
A secretária acredita que a efetivação de um centro de referência pode se dar até o final deste ano, porque muitos serviços que serão utilizados já existem. Basta apenas que eles estejam integrados com o atendimento prestado no novo centro, que ainda não tem local definido para funcionar.
Por meio da comissão, as vereadoras conseguiram mobilizar os principais órgãos que trabalham com a mulher no município. As ações estão sendo realizadas com a participação de todos, inclusive a viagem a São Paulo no início de abril para conhecer o primeiro centro de referência instalado no país. "Montamos um colegiado para tratar do assunto", disse a vereadora Edna Flor.
É por esse motivo que o próximo passo da comissão, uma visita ao prefeito Cido Sério (PT), também será realizado em conjunto com representantes da Delegacia de Defesa da Mulher, do Conselho Municipal da Mulher e das Secretarias de Cultura e Ação Social. As vereadoras vão propor à Prefeitura a inclusão da construção de um centro de referência de atendimento à mulher no Plano Plurianual, que prevê os investimentos do município para os próximos anos. O PPA deverá ser enviado à Câmara até do dia 30 maio, para apreciação dos vereadores.
Durante a reunião, realizada ontem, no gabinete da Presidência, foram definidas outras ações que vão integrar o relatório final da comissão. As vereadoras têm até o dia 18 de maio para a conclusão do trabalho, que deverá ser apresentado em plenário.