Vereadora fala sobre inauguração da radioterapia na tribuna
Ao usar a tribuna da Casa durante o Pequeno Expediente da sexta sessão ordinária do ano, a vereadora Tieza (PSDB) falou sobre a satisfação que teve ao participar da inauguração do Centro de Radioterapia da Santa Casa de Araçatuba, em primeiro de março, com participação do governador Geraldo Alckmin e Secretário Estadual de Saúde Giovani Guido Cerri. "Eu fiquei muito emocionada e feliz porque os doentes agora poderão ter atendimento digno e de primeiro mundo. Felizmente, acabou o sacrifício, os pacientes não precisam mais ir para outras cidades a fim de fazer o tratamento", comemorou.
A vereadora exibiu algumas fotos de visitas dela ao prédio e de reuniões com as pessoas envolvidas na implantação do aparelho. Tieza fez parte de uma comissão especial de vereadores, juntamente com a vereadora Edna Flor (PPS) e o vereador Cido Saraiva (PMDB), que acompanhou todas as fases do trabalho.
A parlamentar lembrou que o antigo aparelho usado na radioterapia de Araçatuba deixou de funcionar em 2006 e de lá para cá muitas pessoas se envolveram para restabelecer o atendimento. Em seu pronunciamento, Tieza destacou o trabalho do arquiteto, falecido em dezembro de 2011, Jorge Maioca, o qual fez a planta da casa mata - local que hoje abriga o acelerador linear e; também do médico sanitarista DR. Edmur Pastorello, que já foi presidente da Fundação Oncocentro de São Paulo.
Dia das mulheres
Ainda na tribuna, a vereadora falou sobre as comemorações do Dia Internacional das Mulheres e destacou a participação feminina nas entidades sociais. Ela citou o nome de mulheres que considera referência neste tipo de trabalho como o da socióloga Ruth Cardoso, da fundadora da pastoral da criança, Zilda Arns e de Solange Jurema Mendes, que foi a primeira a titular da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da Presidência da República, na administração Fernando Henrique Cardoso.
Tieza também reverenciou todas as araçatubenses pela garra e coragem em nome da advogada, Zezé Bedran, da voluntária Ineida Prado - que serve a campanha do combate ao câncer - e de todas as mulheres que integraram o movimento Araçatuba contra lixão.