Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
17/09/2013
Vereadora Edna Flor homenageia projeto da Unesp de Araçatuba [Veja vídeo]

Em agosto de 2013, o Cão Cidadão - projeto de extensão universitária da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araçatuba - completou dez anos de atividades. O aniversário foi lembrado pela vereadora Edna Flor (PPS) durante o Pequeno Expediente da 28ª sessão ordinária do ano, realizada na segunda-feira (16/09). Com base no artigo 116 do Regimento Interno da Câmara, a parlamentar também concedeu um voto de aplauso à equipe de professores, alunos e voluntários.

Na tribuna, Edna Flor agradeceu à presença no plenário de parte da equipe, parabenizando-a pelo desenvolvimento do projeto. "Um projeto que une direção, corpo docente e corpo discente é, com certeza, um projeto que dá certo", considerou a vereadora, que solicitou a exibição de vídeo produzido pela TV Câmara sobre a iniciativa.

O "Cão Cidadão" utiliza as técnicas da Terapia Assistida por Animais para tranquilizar os pacientes com necessidades especiais que aguardam atendimento odontológico no CAOE (Centro de Assistência Odontológica a Pacientes Especiais) da Unesp, conhecido como Centrinho. Uma vez por semana, cães adestrados da raça labrador são a atração na sala de espera da unidade.

"Na realidade, o projeto veio atender à expectativa que tínhamos de criar um elo entre o cão, o profissional e o paciente. Essa interação foi fantástica, porque as crianças não veem a Odontologia como algo aversivo", contou a professora de Odontopediatria e Odontologia para Paciente com Deficiência da Faculdade de Odontologia da Unesp, Sandra Ávila de Aguiar, uma das coordenadoras do projeto.

"Em pouco tempo, verificamos que os resultados eram muito bons e aí expandimos o projeto para outras instituições da cidade", completou a professora de Anestesiologia da Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp, Valéria Nobre Leal Oliva, que também coordena a atividade.

Hoje, além do Centrinho, o projeto Cão Cidadão também está presente na AMA (Associação dos Amigos dos Autistas), no Lar da Velhice e na Casa Lar Shalom, mantida pela Apae. Nessas entidades, a docilidade dos cães tem melhorado a qualidade de vida e contribuído com a socialização das pessoas assistidas. "O cão é um animal atento à linguagem corporal do homem. Ele percebe rapidamente que tipo de paciente está abordando e se comporta de acordo com o paciente", explicou Valéria.

Os atendimentos são realizados por uma equipe multidisciplinar, formada por 12 cães - das raças labrador, golden retriever, border collie e poodle - e cerca de 18 pessoas, entre professores, funcionários e alunos das Faculdades de Odontologia e Medicina Veterinária da Unesp de Araçatuba, adestradores e profissionais voluntários de várias áreas.

Para a vereadora Edna Flor, o grupo merece mais do que aplausos. "Nosso voto, na verdade, é um voto de gratidão por tudo de bom que esse projeto proporciona. Queremos, em nome do Legislativo, dizer do nosso reconhecimento e da nossa vontade de que esse projeto se fortaleça, consiga agregar outras políticas públicas e, aos poucos, incluir outros espaços também", reiterou a parlamentar.

OUTROS ASSUNTOS -
No Pequeno Expediente da 28ª sessão ordinária do ano, a vereadora Edna Flor também demonstrou preocupação em relação à ausência de muros nas residências construídas pelo programa "Minha Casa, Minha Vida", o que tem dificultado a entrega de correspondências. "Nós estamos propondo, através de alguns deputados federais, uma emenda para aperfeiçoar o programa, no sentido de que os projetos já venham com a obrigatoriedade da construção do muro", anunciou.

Edna Flor lembrou ainda dos problemas de infraestrutura enfrentados pelos moradores das ruas Rogaciano Nolasco e Maurício de Nassau, no bairro Paraíso. "A Samar já se comprometeu a fazer um trabalho preventivo, mas há a necessidade de inclusão de projetos para uma solução definitiva dessa situação", ponderou a parlamentar, referindo-se aos frequentes vazamentos de esgoto e às enchentes que castigam a região.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria / Fotos: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior