Vereadora Durvalina Garcia critica Secretaria de Estado da Educação
A vereadora Durvalina Garcia (PT) criticou, durante o Pequeno Expediente da 17ª sessão ordinária do ano, a distribuição de um livro paradidático em escolas estaduais da rede oficial de ensino do Estado de São Paulo pela Secretaria de Estado da Educação.
Na semana passada, após a polêmica alcançar grande repercussão, o governador paulista José Serra (PSDB) determinou o recolhimento de cerca de 1,2 mil exemplares.
A vereadora argumentou que a publicação - intitulada "Dez na área, um na banheira e ninguém no gol", composta por onze histórias em quadrinhos sobre futebol - continha frases de conteúdo sexual e de duplo sentido, além de assuntos não apropriados para os alunos de nove anos, faixa para qual o livro foi indicado.
Ironicamente, a obra faz parte de um acervo que integra o programa "Ler e Escrever", voltado à alfabetização infantil.
"A distribuição destes livros representa o descaso com que o governo do Estado de São Paulo trata a educação de uma forma geral", afirmou.
Ainda que o governador tenha reconhecido a gravidade do erro ao distribuir os exemplares para os estudantes de ensino fundamental e afirmado que pretende punir os responsáveis, quando da conclusão de uma sindicância aberta especialmente para apurar a distribuição - a vereadora reprovou a atitude da Secretaria.
"A distribuição mostra ainda a falta de preocupação da Secretaria e de gestores ligados a este órgão estadual que sequer revisaram o conteúdo do livro. É inadmissível errar com a educação", completou.