Vereadora defende fisioterapia preventiva na saúde pública
Um projeto de fisioterapia preventiva desenvolvido na praça Uirapuru, ao lado da escola Baltazar Poço, no bairro Aclimação, chamou a atenção da vereadora Edna Flor. Criado pelo fisioterapeuta, Maurício Rufino Barbosa, em maio de ano passado, o projeto intitulado "Bem - estar" leva, três vezes por semana, cerca de 150 pessoas, a maioria mulheres, à pratica de atividades físicas.
O programa inclui exercícios de alongamento, respiratório, aeróbicos e de reeducação de postura. Rufino presta serviço voluntariamente e implantou o projeto com a ajuda da iniciativa privada e da igreja Quadrangular, da qual é membro.
Com nove meses de existência, a iniciativa é um sucesso entre o público. Dona Hilda Branco, pensionista de 72 anos de idade, é uma das participantes. Depois que passou a fazer exercícios regularmente teve pressão arterial normalizada e não precisa mais tomar remédios para dores no corpo. Como a pensionista, a maioria das pessoas que participa das aulas sente melhoras significativas na saúde, no humor e, além disso, conseguem perder peso.
Com tanto sucesso, o projetojá foi implantado também na praça do bairro Pinheiros e deve começar em breve no bairro Nossa Senhora Aparecida. A intenção é levá-lo para todos os bairros da cidade. "Para isso, é preciso apoio do Poder Público e a ajuda de profissionais de fisioterapia que aceitem doar um pouco do seu tempo para o bem da comunidade", explicou o criador do projeto.
A vereadora Edna Flor está apoiando a proposta do fisioterapeuta. "A satisfação e a melhora na saúde das pessoas que praticam este tipo de atividade já avaliza a iniciativa", disse. Edna Flor acredita ainda que fisioterapeutas devem ser incluídos no quadro de profissionais que trabalham no Programa Saúde da Família. "Há muitas pessoas que precisam deste tipo de tratamento". Para Edna, é importante que a administração esteja atenta para a questão e tome medidas neste sentido. "Vamos estudar a melhor maneira de colocar isso em prática", conclui.