Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
05/06/2009 16:36:35
Vereador participa de palestras para mães e gestantes(Veja Vídeo)

Dezenas de gestantes e mães tiveram uma tarde diferente ontem, 4/6, na unidade básica Dr. José Roberto Turrini, no bairro Eteucle Turrini. As mulheres receberam orientações variadas sobre nutrição, psicologia e odontologia. Um dos participantes foi o vereador Joaquim da Santa Casa (PDT).


O encontro foi promovido pela secretaria municipal de Saúde e o Fundo de Ação Social e reuniu cerca de 70 mães na unidade. Muitas delas foram acompanhadas dos bebês para conhecer noções de higiene bucal, de amamentação, psicológicas, entre outras.


A operadora de caixa Eliane dos Santos, de 19 anos, compareceu para ouvir as recomendações trazendo o pequeno Vinícius, de dois meses. Ela apoiou a iniciativa, que acontece pelo segundo ano. "É muito importante porque muitas mulheres não têm acesso às informações", disse.

De acordo com José Maria Ortiz, diretor do Departamento de Atenção à Saúde da Família, o cuidado com os bebês garante melhores condições de vida. "É mais uma atividade do Programa Saúde da Família, que visa prevenir antes da doença", explicou.

A enfermeira Ana Maria da Silva Moda, do Banco Leite Humano do Hospital da Mulher, deu uma palestra destacando os cuidados das mães com a amamentação dos bebês. Segundo ela, "o leite humano é considerado uma primeira vacina devido à ação dos anticorpos que protegem os bebês contra doenças".

A cirurgiã-dentista da unidade básica de saúde Angélica Romano Toquetão relatou os cuidados com a saúde bucal das crianças e os benefícios de uma higienização adequada.

Presente no encontro, o vereador Joaquim da Santa Casa (PDT) discursou para as mães e reafirmou a necessidade de haver um compromisso com a saúde no município. "Acredito que todas as UBSs deveriam partir para essa iniciativa. Somente via prevenção conseguimos um resultado satisfatório para todas as mães", destacou.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa: Carlos Demarchi/ Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe: