Vereador Papinha visita Aadefa
O vereador Rivael Papinha (PSB) visitou, na última semana, a sede da Aadefa (Associação de Atendimento aos Deficientes Físicos de Araçatuba). A entidade, que funciona na rua Amazonas, nº 745, no Jardim Paulista, tem enfrentado problemas financeiros para manter as atividades no município.
Criada há 34 anos, a Aadefa possui hoje cerca de 50 atendidos e busca integrá-los à sociedade. As atividades principais oferecidas são sessões de fisioterapia e oficinas de bordado. Uma vez por semana, às quintas-feiras, também é realizado um bazar beneficente para arrecadar recursos.
O prédio atual precisa de melhorias. Faltam reformas na cozinha e banheiros, além da necessidade da construção de uma sede administrativa. A piscina de hidroginástica da associação está sem uso e materiais de construção que foram doados estão empilhados, aguardando a realização de melhorias.
De acordo com Leonardo Pereira, membro do conselho interino Aadefa, a instituição depende da ajuda da comunidade para não fechar as portas. “Assim como todas as instituições de filantropia do país passam por uma dificuldade imensa para manter as dificuldades, com a Aadefa não é diferente. Nós temos problemas administrativos e financeiros que foram se acumulando e hoje a instituição se depara com uma dívida de não-recolhimento de FGTS, além de vários protestos com fornecedores do município de Araçatuba, inviabilizando qualquer tipo de verba pública hoje. Nós necessitamos da contribuição da sociedade”, destaca.
Voluntária da associação, Bernadete Rodrigues Inácio explica que também há dificuldades em oferecer transporte para os atendidos. “Temos uma procura grande pelo atendimento, mas não podemos atender todos. Tínhamos um ônibus que transportava os atendidos e depois uma van que foi emprestada para transportar os usuários. Hoje não há mais transporte e muitos usuários acabam vindo de coletivo”, relata. “Seria fundamental o transporte para nós. Eu moro muito longe e teria que pegar quatro coletivos. Como isso é muito difícil, acabo vindo só uma vez por semana”, confirma o atendido Ernesto Lemos.
O vereador Rivael Papinha veio conhecer de perto a realidade da organização. Na avaliação do parlamentar, a sociedade precisa se mobilizar para que os serviços sejam mantidos. “Nós sabemos da situação delicada da instituição e estamos aqui para incentivar e dar apoio para que essas dificuldades possam ser superadas. É uma entidade que está em nosso município desde a década de 80 e precisa de um olhar diferenciado do poder público e da própria sociedade. É preciso mobilizar a sociedade e o poder público para criar novas parcerias e auxiliar a Aadefa”, disse.