Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
05/05/2009 09:04:54
Vereador homenageia Dia do Sertanejo (Veja Vídeo)

Em comemoração ao Dia do Sertanejo, celebrado no último domingo (03/05), os vereadores aprovaram, na sessão ordinária desta segunda-feira, requerimento de voto de aplauso para o Sr. Anésio Augusto Costa, campeiro que vive nas imediações do recinto de exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba. A homenagem partiu do vereador Arlindo Araújo (PPS).

Seo Anésio nasceu no distrito de Vila Simões, em Cafelândia, na região de Bauru. Na década de 1960, chegou às terras de Araçatuba, onde permanece até hoje. Sempre ligado aos trabalhos do campo, principalmente na lida com o gado, Anésio mantém um estilo de vida marcado pela simplicidade, apesar das transformações sociais e da urbanização.

Vivendo entre o sítio e a cidade, seo Anésio revela que tem orgulho de ser um sertanejo. "Tem muita coisa que as pessoas falam que é caipira. As pessoas me chamam de caipira, mas tenho até prazer de ser chamado assim, porque não sei ler nem escrever. Estou aprendendo agora", conta.

Sem ser alfabetizado, o campeiro aprendeu a tocar o berrante desde pequeno, ao ver o pai e os boiadeiros com o instrumento musical. "Pegava o berrante e passei a ter inclinação", diz. Perto dos 70 anos, seo Anésio esbanja toda a garra, coragem e força de um sertanejo. "Queria que voltasse uns cinquenta anos", revela, ao lembrar do passado. O estilo rural, com chapéu, bota, bombacha, cinta e lenço no pescoço remete às tradições que são preservadas.

Durante a apreciação do voto de aplauso, discursaram sobre a homenagem as vereadoras Tieza (PSDB) e Professora Durvalina Garcia (PT). Elas destacaram que a figura de seo Anésio simboliza a importância da preservação dos costumes e das raízes culturais do município.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Carlos Demarchi / Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior