Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
02/07/2009 11:46:38
Vereador conhece dificuldades infraestruturais em escola rural no bairro Taveira (Veja Vídeo)

O vereador Cido Saraiva (PMDB) visitou, no começo desta semana, a EMEB Profª Selma Maria Trevelim de Jesus, no bairro rural Engenheiro Taveira. O objetivo foi conhecer as necessidades da escola, que hoje atende em torno de 310 alunos, do berçário até os 12 anos nos ensinos infantil e médio. A escola carece de uma série de modificações para melhor atender o corpo discente e favorecer o trabalho dos alunos e funcionários.


Uma das necessidades é criar salas ou repartições onde possam funcionar outros serviços específicos. Hoje, por exemplo, a diretoria, secretaria e coordenação escolar funcionam em um mesmo espaço físico. Também não há um secretário, o que leva o diretor a assumir outras funções, além da pedagógica.

A unidade escolar não possui uma biblioteca e as salas de aulas são consideradas insuficientes para atender as demandas do alunado, crescente a cada ano. A sala de informática ainda não foi implantada e atualmente serve para duas turmas assistirem às aulas. Outro problema se refere à falta de um local propício para a prática de atividades físicas. Os alunos fazem educação física no pátio da escola, ao lado das salas de aulas, e uma minúscula repartição serve como sala dos professores. Em algumas salas e na cozinha da escola, existem buracos no forro.

Na parte externa, o alambrado já foi "remendado" e apresenta partes abertas, o que possibilita a entrada de alunos maiores nas dependências da unidade.
De acordo com Neiva Solange da Silva Costa, diretora da escola, faltam várias adaptações para garantir um trabalho e atendimento de melhor qualidade. "Precisa ampliar as salas, aumentar o número de funcionários e criar um espaço próprio para a educação física", disse.

A coordenadora pedagógica Carmem Sílvia Martins destacou ainda a inadaptação dos banheiros desde 2006, quando a escola passou a atender também o ensino fundamental. "Os sanitários são adequados para estudantes da educação infantil, mas não para os maiores", relatou.

Emendas
O vereador Cido Saraiva visitou a escola e se mostrou empenhado em reivindicar providências junto ao Poder Executivo. "Vim aqui ver e levarei isso ao conhecimento do prefeito Cido Sério e da secretária de Educação Marta Dourado", disse.

Saraiva acrescentou diversas das reivindicações como emendas aditivas à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). A construção de maior número de salas e a criação de um conjunto poliesportivo estão entre as solicitações propostas.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Carlos Demarchi/ Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe: