Vereador Cido Saraiva constata problemas na praça São Joaquim
A praça São Joaquim, construída e inaugurada na gestão do então prefeito Valadão Furquim (1952 a 1955), é ponto de referência para visitantes de outras cidades, devido à sua localização central. Por muitos anos, foi uma das praças mais belas da cidade. Hoje, porém, a realidade é outra. O vereador Cido Saraiva (PMDB) esteve no local na tarde da última quarta-feira (18/03) e apontou algumas soluções para os problemas que constatou.
Luminárias quebradas, fios de energia expostos, mato na calçada retratam o abandono. A fonte de água, principal atrativo do local, está servindo de criadouro para o mosquito Aedes aegipty. Nos banheiros, muita sujeira e indícios do mau uso do local: preservativos e fezes humanas estão por toda parte. Como conseqüência, moscas e animais peçonhentos povoam o ambiente.
O comerciante Roberto Hara, instalado ao redor da praça, revela que o que já foi o cartão postal de Araçatuba hoje é motivo de vergonha e insegurança. "As pessoas procuram não passar pela praça por causa dos mendigos, que fizeram do local moradia. Eles dormem nos bancos, tomam banho de torneira e ficam por aqui o dia todo bebendo", conta. "Cozinham, inclusive, ao pé das árvores", completa outro comerciante, que prefere não se identificar, e denuncia também a prostituição existente no local. "O banheiro está servindo de motel", constata.
Há alguns dias, o mato alto atraiu para a praça um cavalo, que por lá pastou o dia todo. O flagrante foi registrado em máquina fotográfica pelo comerciante João Roberto de Freitas.
O vereador Cido Saraiva ficou preocupado com a situação da praça, e apontou soluções. "É necessário mais segurança para que a depredação não continue a ocorrer. Poderia ser instalada aqui uma quadra de areia para a prática esportiva. Quanto ao banheiro, a solução seria contratar um morador para tomar conta da praça", aponta o parlamentar.