Vereador Batata acompanha construção de UPA na zona sul
Em breve, a população da zona sul de Araçatuba contará com um novo equipamento de saúde. Trata-se da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento), que está sendo construída no bairro Morada dos Nobres. Na manhã da última quarta-feira (06/05), o vereador Gilberto Batata Mantovani (PR) visitou a obra acompanhado de secretários municipais e assessores parlamentares.
Desde março do ano passado, funcionários da empresa Pontual Engenharia, Construções e Comércio Ltda. trabalham no local. A unidade está sendo erguida em um terreno de 3,7 mil metros quadrados, na rua Lions Clube, 571, em frente à sede do 20º Grupamento de Bombeiros de Araçatuba. Ao todo, serão 906,6 metros quadrados de área construída ao custo de R$ 2,8 milhões. O investimento faz parte do PAC2 (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal.
De acordo com o secretário municipal de Governo, Prof. Cláudio Henrique da Silva, o cronograma para a execução da obra está sendo cumprido. “A obra está dentro do cronograma físico da Prefeitura. É o maior benefício que o governo do prefeito Cido Sério traz na área da saúde para essa região”, declarou.
Durante a visita, o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Jorge Hector Rozas, detectou a necessidade de alguns serviços. “Há árvores de grande porte aqui. Vamos colaborar fazendo uma poda para evitarmos prejuízos ou danos futuros no telhado e nas imediações das árvores. Por outro lado, manterei contato com o arquiteto da obra para desenvolvermos o paisagismo da UPA”, anunciou Rozas.
O vereador Gilberto Batata Mantovani, que solicitou e acompanha a construção da UPA, destacou os benefícios que a unidade proporcionará para os cerca de 40 mil habitantes da região sul da cidade. “Essa obra é um sonho desses moradores. E o mais bonito: um sonho que vai salvar vidas. Isso é gratificante. Desde 2001, quando fui vereador pela primeira vez, luto pela construção dessa unidade. Agora, no meu segundo mandato, ela está sendo concretizada”, comemorou o parlamentar.
As Unidades de Pronto Atendimento fazem parte de um programa lançado pelo Ministério da Saúde em 2003 com o objetivo de estruturar e organizar a rede de urgência e emergência no Brasil. Os equipamentos são construídos para funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, ajudando a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais ao prestar atendimento e solucionar problemas como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infartos e derrames.