Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
21/03/2009
Tieza reúne entidades para levantar verbas pendentes

A vereadora Tieza (PSDB) reuniu, na sexta-feira (20/03), no refeitório da Câmara Municipal de Araçatuba, representantes de quinze entidades assistenciais da cidade. A pauta do encontro foi a atual situação financeira dessas instituições. A parlamentar, que é assistente social, obteve informações sobre a existência de verbas pendentes junto aos governos municipal, estadual e federal. A partir disso, pretende saber o motivo pelo qual os recursos ainda não foram repassados.

Durante a reunião, a vereadora anunciou também que está fazendo um levantamento dos recursos destinados às entidades no orçamento municipal deste ano. "Quero saber quando vocês vão receber esse dinheiro e em quantas parcelas, pois sei que contam com isso", afirmou.

Os dirigentes das entidades justificaram que muitas verbas estão sendo perdidas por desconhecimento de sua existência e por falta de orientação dos órgãos públicos. "Muitas vezes, não sabemos o que fazer para receber o dinheiro, a quem recorrer para obter a resposta certa. Cada projeto que fazemos errado custa alto para quem trabalha sempre no vermelho", alertou a voluntária da Creche Santa Clara de Assis, Rosa Lunardelli.

A entidade da qual Rosa faz parte atende hoje 330 crianças de 0 a 10 anos e está sem convênio assinado, porque não conseguiu concluir a transição da Secretaria de Ação Social para a Secretaria de Educação. "Já era para estarmos recebendo verba do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) há dois anos", revelou a voluntária.

O diretor-administrativo do Lar Espírita Caminho de Nazaré, Wilson Alves Matias, chamou a atenção para outro problema: o atraso no repasse dos recursos. "Em janeiro, recebemos as verbas referentes a novembro e dezembro. Sabemos que a União e o Estado enviam regularmente o dinheiro à Prefeitura, que deve acrescentar sua contrapartida e repassar às entidades, o que não acontece em tempo", denunciou.

Os dirigentes de entidades assistenciais presentes no encontro falaram ainda sobre verbas prometidas por deputados federais e estaduais que ainda não chegaram. Todos eles se comprometeram a enviar ao gabinete da vereadora Tieza a relação de todos os recursos pendentes. "Sinto-me na obrigação de dar esse retorno a vocês. Como vereadora, posso interceder junto aos órgãos públicos. Estou investida de autoridade e é meu dever usá-la em benefício dos outros", disse Tieza.

Participaram da reunião dirigentes da AMA (Associação de Amigos do Autista), Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), ARA (Associação de Recuperação de Alcoólatras), Arca (Associação de Reinserção de Crianças e Adolescentes), Aadefa (Associação de Atendimento ao Deficiente Físico de Araçatuba), Aavida (Associação de Valorização, Integração e Dignidade do Doente de Aids), AmorExigente, Brota Vida, Creche Santa Clara de Assis, Casa Bom Samaritano, Casa de Apoio São Francisco, Fundação Mirim, Instituto para cegos Santa Luzia, Lar Espírita Caminho de Nazaré e Vila Betânia.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria / Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior