Tieza recebe reclamações de visitantes do zoológico - (( Veja Vídeo ))
O gabinete da vereadora Tieza (PSDB) recebeu, durante as últimas semanas, reclamações das condições de infraestrutura do zoológico municipal Dr. Flávio Leite Ribeiro. Nesta quarta-feira, 9/11, a parlamentar visitou o local e ouviu membros da comunidade que frequentam a área. Em um requerimento de informações em tramitação no Legislativo, o Executivo será questionado sobre as condições de funcionamento do zoológico.
De acordo com os visitantes, a sujeira, a falta de alimentos para os animais e o número insuficiente de funcionários são os principais problemas existentes. Maria do Socorro dos Santos Guedes, que é de Fortaleza (CE), reclama da situação. "Acho difícil porque falta pessoal e limpeza pública. O governo tem que aproveitar esse local e torná-lo um atrativo para a família. Há trinta anos, eu estive aqui no bosque e a situação era melhor", conta.
Para Valdirene Pereira Ortega, que visita o local com frequência, faltam condições adequadas para os animais do zoológico. "Vejo que está faltando comida e os tanques de água estão vazios", relata. A visitante tirou fotos de possíveis condições de maus-tratos aos animais no feriado de 12 de outubro deste ano e está fazendo um abaixo-assinado para pedir a reforma da área. "Os problemas não são atuais. Vejo os tanques de água vazio e o lago favorecendo a proliferação da dengue", reclama.
Em visita ao local, a equipe de reportagem constatou que funcionários faziam a limpeza do zoológico municipal. No prédio da administração, o forro está deteriorado. Já os banheiros existentes são pequenos e insuficientes para os visitantes.
Outro lado - Segundo o biólogo José Luís de Carvalho Sales, responsável pelo zoológico, as reclamações são improcedentes. Ele afirma que doze funcionários atuam na unidade e que a limpeza é realizada normalmente. "Se a reclamação é sobre as folhas não se trata de lixo e falta observar melhor. O lixo seria dos visitantes que jogam materiais no chão e, nesse caso, existem lixeiras para isso", explica.
Sales também negou as denúncias de possíveis maus-tratos aos animais silvestres. "A comida tem que ser dentro de uma base calculada, em horários certos. Nós temos técnicos que acompanham a alimentação e as condições da água".
José Luís destacou ainda que, desde 2009, estão em andamento projetos de reforma do zoológico, que devem estar de acordo com as normas de órgãos ambientais. "Todo o espaçamento da área dos grandes felinos será adequado, assim como o banheiro e a administração. São 15 projetos de reforma dentro da unidade, para transformá-la em um lugar melhor de se visitar", relata.
Localizado na avenida José Ferreira Batista, o zoológico municipal de Araçatuba funciona de terça a domingo e está aberto aos visitantes das 8h às 17h.