Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
03/05/2006
Técnica desenvolvida por artista plástica permite que cegos possam pintar telas

Os alunos do instituto para cegos Santa Luzia receberam a visita da artista plástica Nelly Maluly Guedes de Oliveira e os alunos dela Eli de Figueredo e Luiz Carlos de Almeida. Eles vieram da cidade de Santos para fazer demonstração de como pintar uma tela sendo deficiente visual.

A técnica foi desenvolvida pela artista Nelly que dedica-se à pintura desde os treze anos. Ela explica que a partir do princípio da lateralidade, desenvolvido pela própria artista, é possível aos deficientes visuais expressar seus sentimentos por meio de uma arte, que a princípio se mostrava apenas visual. A idéia surgiu a partir de uma deficiência nos olhos da de Nelly que hoje tem apenas 5% da visão.

Vivendo na pele as dificuldades que um deficiente visual, Nelly resolveu fazer algo para ajudar . Passou então a estudar um método que permitisse o uso do tato para a pintura. No princípio houve descrédito por parte das pessoas que ouviam falar da novidade, mas ao aplicar o teste no próprio filho, que teve os olhos previamente vendados, Nelly teve a certeza que poderia ensinar cegos a pintar. A partir de então dedica-se ao trabalho voluntário e sente bastante recompensada com os resultados.

A vereadora Marly Garcia é a responsável pela artista plástica vir à Araçatuba. Ela conheceu o trabalho desenvolvido por Nelly no gabinete do prefeito Jorge Maluly Netto. A artista é irmã do prefeito e havia mandado para ele um fax a respeito de uma homenagem que recebera na cidade de Santos. Foi a partir deste momento que começaram os contatos entre a Secretaria de Cultura e Turismo e a artista para o desenvolvimento do projeto que vai permitir que deficientes visuais de Araçatuba também possam aprender a pintar.

Os alunos do Instituto Santa Luzia serão os primeiros. A técnica de Nelly será repassada para artista de Araçatuba que transmitirá os conhecimentos aos interessados. Segundo o Secretário de Cultura e Turismo Alexande Sônego de Carvalho o projeto estará em pleno andamento no prazo de três meses.

Fonte: Assessora de Comunicação - Fátima Mantello
Compartilhe:
<< Página Anterior