Setembro Amarelo é destaque na tribuna da Câmara
A Câmara Municipal de Araçatuba aderiu ao Setembro Amarelo, campanha mundial de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Durante todo o mês, parte da fachada do prédio do Legislativo permanecerá iluminada com a cor amarela e haverá espaço para a discussão do assunto. Na última segunda-feira (12/09), durante a 29ª sessão ordinária do ano, o coordenador do CVV (Centro de Valorização da Vida) de Araçatuba, Albertino de Lima, ocupou a tribuna da Câmara para falar sobre o movimento.
O representante do CVV na cidade apresentou em números a realidade do suicídio no Brasil e no mundo. “A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio anualmente, o que corresponde a uma média de 2,5 mil casos por dia. Ou seja, um suicídio a cada 40 segundos. Isso significa que há mais casos registrados de suicídio no mundo do que de homicídios e óbitos em conflitos armados. E todos insistem em não tocar neste assunto”, disse Albertino de Lima.
Segundo ele, é preciso quebrar este tabu. “É uma situação que o povo se abstém de comentar e atacar. Muitas pessoas, por razões religiosas, filosóficas e culturais, se recusam a participar desta situação. Mas é uma necessidade porque o suicídio não atinge só o pobre; atinge, inclusive, os ricos e pessoas de nível superior”, afirmou o coordenador local do CVV. “O objetivo do programa CVV é ouvir as pessoas e dar atenção a elas. Assim, falar é a melhor solução, viver é a melhor opção”, finalizou.
Iniciada no Brasil em 2014 pelo CVV, CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), a campanha Setembro Amarelo marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, lembrado em 10 de setembro. Este é o segundo ano consecutivo que a Câmara Municipal de Araçatuba participa da atividade.