Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
18/02/2014
Secretário de Saúde presta esclarecimentos aos vereadores

Com o Plenário praticamente lotado, o secretário municipal de Saúde José Carlos Teixeira esteve na Câmara nesta segunda-feira (17/2) para prestar esclarecimentos aos vereadores sobre problemas noticiados pela imprensa na área da saúde em Araçatuba. Teixeira foi convocado por meio de um requerimento aprovado pelos parlamentares, de autoria dos vereadores Rivael Papinha (PSB), Rosaldo de Oliveira (PROS) e Gilberto Batata Mantovani (PR).

 
Durante explanação sobre as ações da pasta, o secretário afirmou que a secretaria tem buscado melhorar e ampliar o atendimento à população. “Os problemas na área da saúde existem em todo o país e a universalidade do SUS [Sistema Único de Saúde] vem melhorando. Nós temos planejado, mas a demanda de atendimentos aumenta a cada dia”, disse. Segundo o secretário, mais de 5 mil pessoas são atendidas diariamente na rede municipal de saúde.
 
Teixeira reconheceu que a cidade sofre com a falta de médicos e de recursos, a exemplo de outros municípios, mas destacou os esforços para a ampliação do Programa Saúde da Família (PSF), que deve passar de 35 para 45 equipes com a vinda de profissionais do programa do governo federal “Mais Médicos”. 
 
Em relação aos investimentos na área, o secretário destacou a construção de novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) nos bairros Umuarama e Morada dos Nobres, a construção e reformas de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a criação de duas Academias de Saúde (bairros Umuarama e São José) e a implementação dos programas “Rede Cegonha” e “Melhor em Casa”.
 
Após a exposição, os parlamentares inscritos elaboraram perguntas ao convocado. Primeiro vereador a se inscrever, Arlindo Araújo (PPS) disse haver um distanciamento entre o discurso do secretário com a realidade. “O que a população tem vivenciado não é esse quadro que foi mostrado. Há uma série de problemas na limpeza do pronto-socorro e as reclamações são gerais na cidade”, afirmou.  
 
O vereador Rivael Papinha cobrou explicações sobre os atrasos nas obras das UBSs do Dona Amélia e Morada dos Nobres. Em resposta, o secretário afirmou que a responsabilidade cabe à secretaria de Planejamento e não de Saúde. 
 
Ao discutir o tema da convocação, o vereador Rosaldo de Oliveira criticou a falta de medicamentos na rede de saúde e o sistema de pagamento a motoristas que transportam pacientes. “Eu vejo que o secretário está desconhecendo ainda mais a área da saúde”, afirmou. Teixeira respondeu que todos os motoristas são pagos pela administração.
 
A situação do pronto-socorro do São João, que não conta com atendimento nos finais de semana, foi um dos temas destacados pelo vereador Gilberto Batata Mantovani. “Com a inauguração da UPA da zona sul, essa situação dos atendimentos deve ser resolvida”, garantiu o secretário. 
 
O vereador Professor Cláudio (PMN) perguntou sobre o andamento das obras da UPA da zona leste e o regime de contratações dos profissionais que irão atuar na nova unidade. O titular da pasta de Saúde afirmou que mais de 75% da obra está concluída e que, desde agosto, foi feita a relação dos profissionais, que devem ser funcionários concursados. 
 
O vereador Cido Saraiva (PMDB) discutiu o vencimento do contrato da Prefeitura com a Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência) e a possível terceirização dos serviços no Hospital da Mulher.
 
Também formularam questões os vereadores Dr. Nava (PROS), Beatriz (PT), Edna Flor (PPS), Dr. Jaime (PTB), Tieza (PSDB) e Carlinhos do 3º DP (PDT). Os temas abordados foram: campanha de esclarecimento sobre os atendimentos prestados em UBSs; situação dos médicos plantonistas e sistema de gratificações e falta de remédios na rede municipal.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara: Carlos Demarchi/ Fotos: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior