26/02/2015
Saúde presta contas em audiência na Câmara

A equipe da secretaria municipal de Saúde compareceu à Câmara de Araçatuba nesta quinta feira de manhã (26/2) para a apresentação do relatório de aplicação de recursos da pasta referente ao terceiro quadrimestre de 2014. A audiência foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Cido Saraiva (PMDB) e foi acompanhada pelos vereadores Rivael Papinha (PSB), Dr. Jaime (PTB), Tieza (PSDB), Edna Flor (PPS) e Profª Durvalina (PT).

De acordo com balanço divulgado, nos últimos quatro últimos meses do ano, o Ministério da Saúde repassou em receitas e transferências o valor bruto de mais de R$ 9,5 milhões ao Fundo Municipal de Saúde. As despesas pagas no terceiro quadrimestre de 2014 pelo Fundo Municipal de Saúde da secretaria foram de R$ 36.561.931,39.

O valor liquidado das despesas orçamentárias com receitas próprias do município no terceiro quadrimestre de 2014 somou R$ 26 milhões e o total acumulado no exercício chegou a R$ 76 milhões. Já as receitas de impostos e transferências constitucionais e legais vinculadas à saúde no quadrimestre foram de R$77.959.334,32 e o acumulado no período chegou a R$ 294.152.863,36.

Após a explanação dos balancetes, os vereadores fizeram questionamentos sobre as atividades na área da Saúde no município. A vereadora Edna Flor perguntou sobre o início dos trabalhos da Rede Cegonha no município. Em resposta, o secretário municipal de Saúde, José Carlos Teixeira, afirmou que faltam adequações no Hospital da Mulher para a implantação do programa.

Durante participação na audiência, o vereador Rivael Papinha mostrou preocupação com o transporte de pacientes para outros municípios e a necessidade de levá-los até o local onde residem. A secretaria respondeu que o custo do quilômetro rodado hoje é de R$ 1,42. José Carlos Teixeira também esclareceu que o prefeito autorizou levar os pacientes até suas respectivas residências, sendo necessária uma declaração dessa necessidade.

O presidente da Câmara, vereador Cido Saraiva, fez questionamentos sobre como o município está enfrentando os casos de dengue. Desde o início do ano, 178 casos da doença foram confirmados. “A dengue é preocupante, mas o serviço está sendo feito. Nós estamos acompanhando de perto e existe uma solicitação para que chamem novos agentes de combate a endemias”, disse o secretário.

A vereadora Profª Durvalina perguntou sobre os casos de catapora em Araçatuba e se há estudos para reduzir a doença. Em resposta à parlamentar, a dirigente administrativa da Vigilância Epidemiológica de Araçatuba, Lucila Bistafa, informou que os casos estão diminuindo na cidade e que os diretores de escolas estão sendo informados sobre a importância de comunicar os casos, já que a incidência aumenta no retorno das aulas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara: Carlos Demarchi/ Fotos: Angelo Cardoso