26/01/2016
Reunião na Câmara trata do Plano Municipal de Mobilidade Urbana

Taxistas, mototaxistas e proprietários de “tuk-tuks” compareceram à Câmara de Araçatuba, na noite de segunda-feira (25/01), para debater com vereadores e secretários municipais o Plano de Mobilidade Urbana da cidade. A reunião pública foi organizada pelo vereador Rivael Papinha (PSB). Além dele, participaram do encontro os vereadores Cido Saraiva (PMDB), Carlinhos Santana (PDT), Dr. Jaime (PTB) e Tieza (PSDB).

A administração municipal teve como representantes os secretários municipais de Mobilidade Urbana, Tadami Kawata; de Assuntos Jurídicos, Milton Pardo Filho; de Segurança, Kerlis Ribeiro; e de Administração, Valdivino Bittencourt.

De acordo com Papinha, a reunião objetivou a coleta de sugestões para adequar o Plano de Mobilidade Urbana à realidade do município de Araçatuba. “Esse plano vai estabelecer a mobilidade urbana para Araçatuba no decorrer dos próximos 20 anos. Ele trata principalmente da infraestrutura. Temos alguns pontos no município que são transtorno em horários de pico. Então, precisamos melhorar o trânsito da nossa cidade”, disse o vereador.

O projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a Política Municipal de Mobilidade Urbana e estabelece o Plano de Mobilidade Urbana de Araçatuba começou a tramitar na Câmara em outubro do ano passado. Em dezembro, integrou a Ordem do Dia da 41ª sessão ordinária do ano para discussão e votação, mas acabou retirado da pauta. “Como o assunto é complexo, decidimos fazer uma discussão mais aprofundada, principalmente com as pessoas que utilizam o trânsito no município”, justificou Papinha.

Segundo o parlamentar, outras reuniões serão realizadas antes do reenvio e votação do projeto. No próximo dia 11, a mobilidade urbana volta a ser discutida com os taxistas, mototaxistas e proprietários de “tuk-tuks”. Também serão ouvidos os usuários do transporte coletivo urbano e a população interessada no assunto. “O debate é amplo e acredito que será enriquecedor. O maior objetivo é chegarmos num consenso e aprovarmos o Plano de Mobilidade Urbana, que é importante para trazermos recursos dos governos estadual e federal”, finalizou o vereador Rivael Papinha.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria // Foto: Angelo Cardoso