Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
23/03/2009
Projeto autoriza realização de concurso sobre crônicas da vida

A Academia Araçatubense de Letras vai realizar um concurso sobre crônicas da vida voltado para universitários de Araçatuba e região com os temas: Direito à vida; um direito Humano, e Ecologia e Vida. O projeto que prevê a realização concurso é de autoria da presidente da Câmara, vereadora Edna Flor e foi aprovado nesta segunda-feira, dia 23/03, durante a 8ª sessão ordinária do ano.


            O presidente da Academia Araçatubense de Letras, Glenn Wood da Silva, explica que o lançamento será no próximo dia 15 de março. A entidade, que promove concursos literários anualmente, ainda vai definir os locais e dias para receber as inscrições.  A premiação está prevista para acontecer no final do ano, em solenidade a ser realizada na Câmara Municipal, com a presença de especialistas de renome nos temas escolhidos para o concurso.


            Em 2008, cerca de mil estudantes do ensino médio participaram de um concurso de contos. "Faremos agora um concurso de crônicas como forma de discutir assuntos da atualidade e até polêmicos em âmbito municipal", explica Silva.


            Crônica é um gênero literário produzido essencialmente para ser veiculado na imprensa, seja em revista ou em jornal. Trata-se de um texto curto e narrado em primeira pessoa, onde o próprio escritor está dialogando com o leitor. Isso faz com que a crônica apresente uma visão totalmente pessoal de um determinado assunto: a visão do cronista.


            "Os participantes vão expor sua forma pessoal de compreender os acontecimentos que os cercam nos assuntos que estão sendo propostos pelo concurso", diz Silva.  Além da Câmara, a Academia vai contar com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Paula Todesco/ Foto: Angeo Cardoso
Compartilhe: