Professora Durvalina acompanha evento da Caravana da Educação(Veja Vídeo)
Araçatuba recebeu na última terça-feira, 22/03, a Caravana da Educação, iniciativa da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo). A mobilização tem por objetivo levar a várias cidades do estado discussões sobre o Plano de Carreira dos trabalhadores da Educação.
Sempre atuante na luta pela valorização do ensino, a professora e vereadora Durvalina Garcia (PT) esteve presente ao encontro, que reuniu lideranças locais da macro-região no salão da paróquia do bairro Santana. "Todos os esforços são válidos para despertar na população a consciência de que necessitamos de mudanças na área educacional", comentou a vereadora.
A reunião contou com a presença da presidente estadual da Apeoesp, Maria Izabel de Azevedo Noronha. Segundo ela, a desvalorização constante da categoria já está refletindo na falta de profissionais da área. "As famílias estão notando a falta de professores e funcionários das escolas, porque a carreira está tão abandonada que não atrai mais os jovens para esta profissão", considerou.
Entre as principais reivindicações da categoria está a alteração no Estatuto do Magistério sobre critérios para a evolução da carreira do educador. Já os professores aposentados apresentam propostas que garantam aos inativos as mesmas atualizações salariais e benefícios concedidos aos professores em atividade.
Após a reunião, os participantes saíram em carreata pelas principais ruas de Araçatuba, chamando a atenção da sociedade para os problemas apontados pela classe.
Além da Apeoesp, integram a organização do evento a AFUSE (Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação), o CPP (Centro do Professorado Paulista), a APAMPESP (Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público) e a APASE (Associação Paulista de Supervisores de Ensino).
A caravana iniciou seu trajeto em Presidente Prudente e depois de Araçatuba tem agenda prevista para Bauru, Sorocaba, Piracicaba e Ribeirão Preto, além de uma reunião com municípios da Baixada Santista. Ainda como parte do movimento, no dia 1º de abril haverá uma assembléia na Praça da República, em frente à Secretaria de Educação, na capital paulista.