Proerd forma 870 alunos na luta de prevenção a drogas e à violência
O presidente da Câmara Municipal de Araçatuba, vereador Cido Saraiva (PMDB), participou hoje (26), pela manhã, no salão do Tabernáculo da Igreja Batista Renovada, da solenidade de formatura dos integrantes mirins do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar.
A educadora Rosana Franco, colaboradora voluntária do gabinete do vereador Rosaldo de Oliveira (Pros), representou o parlamentar, que não pôde comparecer ao evento, do qual participaram ainda o comandante da Polícia Militar de Araçatuba, coronel Wilson Bottero, diretoras e professores. O cerimonial da formatura foi conduzido pela coordenadora do programa, Capitã PM Adriana Roledo Belluzzo.
Ao todo, cerca de 870 alunos matriculados nos quintos anos do ensino fundamental de 14 escolas municipais participaram da formatura e receberam certificados. Desse total, além dos diplomas, 31 estudantes foram contemplados com medalhas personalizadas do programa por elaborar as melhores redações sobre o tema de prevenção às drogas. A aluna Eduarda Vanessa Ribeiro obteve a primeira colocação entre os textos finalistas e foi premiada com um notebook.
“Estou muito feliz pela oportunidade de a minha experiência adquirida no Proerd ser reconhecida como a melhor redação. Meu objetivo é dividir os conhecimentos adquiridos sobre os perigos das drogas e sua relação com a violência com meus amigos e minha família a fim de evitar que as pessoas se envolvam com isso”, afirmou Eduarda.
Para o vereador Cido Saraiva, a proposta do programa em integrar a Polícia Militar, a família e as escolas no processo de prevenção às drogas e combate à violência tem se consagrado uma experiência bem-sucedida no município, desde a implantação em 1997.
“É fundamental que essas crianças em idade escolar tenham acesso às consequências ruins que a experiência com álcool, tabaco e outras drogas trazem para quem as usa e para as famílias desses usuários, que acabam muitas vezes dominados pelo vício, para o desespero de todos os envolvidos”, afirmou Cido Saraiva.