Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
16/09/2010 15:37:28
Problemas ambientais no córrego Bela Vista preocupam Tieza

Montes de lixo e entulho estão ameaçando o córrego Bela Vista, na Estrada do Goulart, no bairro Santa Luzia. Após receber reclamações de moradores da região, a vereadora Tieza (PSDB) visitou o local nesta quinta-feira, 16/9. Diante dos problemas ambientais constatados, a parlamentar pretende acionar o Ministério Público.

Em diversos pontos do córrego, foi verificada a presença dos materiais descartados e o fluxo do rio fica mais lento. Em um terreno perto do trecho estão acumulados galhos secos, lixo, plásticos, madeira e entulhos. O local, que deveria estar preservado, fica às margens do córrego e dá acesso livre a outro problema: tanques com água suja acumulada.

De acordo com os moradores da região, no local, há cerca de 20 anos, funcionava uma fábrica de tingimento de couros. Com a desativação da unidade, as estruturas de concreto ficaram abandonadas e hoje causam transtornos.

Maria Aparecida Tibúrcio Barros Santos reside no bairro há onze anos. Segundo ela, crianças e adolescentes brincam nos tanques com frequência, sem terem noção dos riscos que correm. "A nossa preocupação é com a dengue, pois a Sucen passa em nossas casas querendo multar e aqui ficam esses depósitos", explica.

Na avaliação de Santos, medidas deveriam ser tomadas para revitalizar o terreno. "Não há manutenção nenhuma aqui. Queremos que esses tanques sejam esvaziados. É uma área bonita que precisa ser bem usada", avalia.

Em visita ao bairro, a vereadora Tieza (PSDB) mostrou-se indignada com os danos ambientais verificados. "Vejo que não há nenhuma barreira de contenção aqui e isso me parece ser um crime ambiental. Temos de fazer de tudo para preservar esse volume de água do rio, que acaba se perdendo diante de tanta sujeira", relata.

A parlamentar destacou que tentou vários contatos com a secretaria municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, mas não obteve sucesso. "Desde sexta-feira passada estou ligando para o secretário de meio ambiente e não tive retorno. Acredito que não viram isso aqui", disse.

Tieza afirmou que, diante da gravidade da situação verificada, pretende acionar o Ministério Público em busca de providências. "Nós devemos entrar no MP com uma ação por conta disso. No meu entender, isso é um crime e nosso planeta está correndo riscos por conta de problemas com água", adiantou.

Localizado perto da área central da cidade, o bairro Santa Luzia possui ruas precárias, mato sobre calçadas em vários trechos e bocas de lobo danificadas.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Carlos Demarchi/ Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior