Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
22/04/2008
Presidente participa do lançamento de TV digital da Justiça

O presidente da Câmara, Antônio Edwaldo Dunga Costa, foi uma das autoridades que prestigiaram na última sexta-feira, dia 18/04, o lançamento da transmissão do canal digital da TV Justiça, em São Paulo. A solenidade para a implantação do sinal no canal 67, em caráter experimental, aconteceu na sede do Tribunal Regional da 3ª Região (TRF-3), localizada na capital paulista.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, disse que a TV digital vai aproximar a população do Judiciário, auxiliando também em uma melhor prestação de serviço. "A TV digital é perfeitamente interativa e isso vai nos possibilitar educação à distância, realização de teleconferência e a possibilidade dessa formação continuada dos magistrados com muito maior dinamismo", afirmou.
Para Dunga, o sinal vai permitir maior interatividade do público com o Poder Judiciário. "Assim como a TV Câmara, que leva o trabalho dos vereadores para os lares de Araçatuba e região, a TV Justiça vai mostrar o funcionamento do Judiciário para a comunidade de forma transparente", destaca o presidente.

No futuro, a nova tecnologia possibilitará também o envio de petições pela TV e a realização de audiências públicas interativas, uma vez que cada canal digital comporta pelo menos quatro programações simultâneas.

Durante esse primeiro ano, considerado experimental, será usado um transmissor de 200 watts, que é de baixa potência, e os telespectadores poderão assistir sua programação pelo canal 67. A intenção é usar esse período para fazer ajustes técnicos e operacionais. Também serão feitas experiências com a multiprogramação (cada canal digital comporta pelo menos quatro programações simultâneas).

A TV Justiça é a primeira TV pública do país a disponibilizar mecanismos para o funcionamento da TV digital. Na última quarta-feira (16), a emissora iniciou as transmissões digitais em Brasília, também em caráter experimental, no canal 52. A emissora foi criada através da chamada Lei Cabo (8.977/95), que regulamenta a exploração dos serviços de TV por assinatura.

Fonte: Assessora de Comunicação - Paula Todesco
Compartilhe: