Presidente da Câmara visita o Curso Continuado de Vídeo Cirurgia
O presidente da Câmara de Araçatuba, vereador Jaime José da Silva (PTB), o Dr. Jaime, visitou no último dia 26 de julho o XX Curso Continuado de Vídeo Cirurgia de Araçatuba. O curso aconteceu de 24 a 27, no Centro de Treinamento montado na Chácara do Gaúcho.
"O curso tem apoio científico e é reconhecido pelas principais sociedades cirúrgicas do país, como a Sociedade Brasileira de Coloproctologia e Sociedade Brasileira de Videocirurgia. Sua finalidade principal é oferecer treinamento e aperfeiçoamento prático intensivo em Videocirurgia", disse o organizador do curso, Dr. Luis Cláudio Pandini.
Segundo o médico, o curso oferece a oportunidade de utilização de diversos tipos de instrumentais laparoscópicos, grampeadores, fontes de energias, seladoras, sets de laparoscopias e de novas tecnologias, com pessoal técnico especializado.
Para o vereador Dr. Jaime, o curso em Araçatuba é referência no segmento. "Este curso acontece há 20 anos, onde cirurgiões de várias especialidades e de várias regiões do país passam pelo treinamento desta nova tecnologia cirúrgica. Os organizadores estão de parabéns pelo evento", destacou o parlamentar. Dr. Jaime visitou o curso acompanhado do prefeito de Araçatuba, Cido Sério (PT).
Os médicos especialistas afirmam que a cirurgia por videolaparoscopia dura menos tempo, é menos invasiva, oferece menos tempo de recuperação ao paciente e oferece menos riscos de infecções. "Com esse procedimento a dor é mínima por um dia ou quase inexistente. A alta hospitalar é precoce e o retorno do paciente é mais rápido as suas atividades comparado a uma cirurgia aberta", explicou o organizador do curso.
Dr. Jaime protocolou na Câmara um Voto de Aplauso ao médico Luis Cláudio Pandini (e para toda sua equipe técnica) e para o proprietário da Chácara do Gaúcho, Luiz Marcelino Correa.
O prefeito Cido Sério defende que a videocirurgia deve ser oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde). "Isso seria um grande avanço. Vamos lutar para que isso seja possível", destacou à TV Câmara.
Segundo o médico Luis Cláudio Pandini, existem estudos para que a cirurgia por videolaparoscopia seja oferecida pelo SUS. "É um longo caminho, mas o tema está sendo debatido pelos profissionais do Ministério da Saúde", falou ele.