Papinha visita obras de limpeza em lagoa
O vereador Rivael Papinha (PSB) visitou, no final da tarde desta quarta-feira (25/3), os serviços de limpeza de uma lagoa no bairro Lago Azul, na zona sul de Araçatuba. No local, um barco e uma draga removiam a vegetação da área. A previsão é que o serviço seja concluído em um mês.
Os trabalhos são realizados pela secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e contam com o apoio da secretaria de Obras e Serviços Públicos. As obras foram divididas em três etapas. A primeira foi realizada em outubro do ano passado e consistiu no desassoreamento da lagoa.
Em seguida, uma draga foi usada para retirar a vegetação até onde a máquina alcançava. Na última etapa, que está sendo realizada atualmente, um barco é usado para a retirada manual da vegetação da lagoa, com o apoio de uma máquina.
“A limpeza ajuda a reter mais água, tira areia e essa taboa e ajuda a não inundar alguns bairros, mas não é um serviço que resolve de vez o problema dos alagamentos. É um serviço de manutenção”, explica Sandro Botelho, secretário de Obras de Serviços Públicos da Prefeitura.
Durante visita ao local, o vereador Rivael Papinha (PSB) disse que a falta de manutenção da lagoa é antiga e que a ideia é a recuperação completa da área. “O desassoreamento e a limpeza da lagoa são cobranças antigas dos moradores, eles nunca viram essa lagoa limpa. Estou otimista com o serviço. Já acompanhamos o aumento da vazão da lagoa, que melhorou, e agora vamos buscar recursos para fazer o aterro desse local para que no futuro esse lugar se transforme em um parque, em uma área de lazer”.
Papinha e Profª Durvalina (PT) fizeram parte de uma comissão especial de vereadores criada em 2009 para elaborar estudos e buscar soluções para buscar soluções para a revitalização da lagoa existente entre os bairros Morada dos Nobres e Lago Azul.
O relatório final de trabalhos indicou, para a possível solução de problemas de enchentes, o levantamento topográfico no local, o desenvolvimento de um projeto de drenagem de águas pluviais da microbacia local juntamente com um projeto urbanístico para a área, o requerimento das licenças ambientais dos Departamentos de Água e Energia Elétrica e Estadual de Proteção de Recursos Naturais para a intervenção em APP (Área de Preservação Permanente) e a busca de verbas em órgãos estaduais e federais.