Moradores reivindicam limpeza de valetão para conter enchentes (Veja Vídeo)
Para evitar obstrução e melhorar o escoamento de águas pluviais, moradores reivindicam a limpeza do valetão por onde passa o córrego Machado de Melo, na avenida João Arruda Brasil. Sem manutenção há anos, o local está tomado pelo mato alto, por entulhos, lixo, arbustos e até esgoto. Na esquina da avenida com a rua Saldanha Marinho, um cano despeja água suja e mal-cheirosa diretamente no córrego. O vereador Joel de Melo Platibanda (PMN) visitou a região na tarde desta quinta-feira (16/04) e constatou o descaso da administração municipal.
O funcionário público estadual aposentado, Elyseo Apparecido de Amorim, conta que a última limpeza no valetão ocorreu ainda na administração da ex-prefeita Germínia Venturolli. "Há oito anos, a Prefeitura não limpa essa área, o que agrava as freqüentes enchentes nas proximidades do córrego, já que a sujeira dificulta a vazão da água", diz o aposentado. A sogra dele mora na rua Saldanha Marinho, próximo à avenida João Arruda Brasil, há 32 anos.
Se não bastasse a falta de limpeza do valetão, as galerias de águas pluviais das ruas próximas também necessitam de reparos. Pequenas e entupidas de lixo, as bocas-de-lobo estão com as tampas quebradas, algumas delas caídas sobre a abertura por onde deveria entrar a água da chuva. "As conseqüências são prejudiciais aos moradores. As enxurradas são muito fortes por aqui e a água invade as casas, causando estragos", relata Amorim.
Cansados de esperar por providências do poder público municipal, os moradores procuram alternativas para evitar os prejuízos. "Instalamos placas de metal e madeira nos portões, construímos muretas de concreto, mas, muitas vezes, os obstáculos não são suficientes", diz o aposentado.
O vereador Joel Platibanda lamentou o estado de conservação do valetão da avenida João Arruda Brasil. "Por incompetência de alguns funcionários, o local está nessa situação. A limpeza precisa ser feita e com urgência para facilitar o escoamento das águas pluviais. Espero que o prefeito Cido Sério (PT) tome uma atitude", reivindicou o vereador. Platibanda também cobrou providências do presidente do Daea (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba), José Luiz Fares, quanto ao despejo de esgoto diretamente no córrego. "É inadmissível que essa situação permaneça como está".