Má sinalização em cruzamentos de avenida preocupa vereadora(Veja Vídeo)
Dois cruzamentos mal sinalizados na avenida João Arruda Brasil, na altura do Senac ( Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), têm sido alvo de reclamações de moradores e motoristas no bairro São Joaquim, em Araçatuba. Os trechos - a confluência das ruas Cesário Mota e Fundador Vicente Franco e o encontro da rua Saldanha Marinho com a avenida João Arruda Brasil - possuem grande fluxo de veículos e já causaram vários acidentes. As reclamações foram encaminhadas ao gabinete da vereadora Edna Flor (PPS).
Os dois trechos concentram grande fluxo de veículos, principalmente ao meio-dia e às 18h. As ruas Cesário Mota e Fundador Vicente Franco desembocam na avenida. Enquanto a primeira é de mão-dupla; a segunda apresenta um único sentido de circulação de veículos. No outro cruzamento, a rua Saldanha Marinho permite o trânsito nos dois sentidos. Não há lombadas nem semáforos em ambos os trechos.
De acordo com motoristas que transitam pelo local, os acidentes são frequentes. O motociclista Alexandre Garcia da Silva passa pelo cruzamento diariamente. Segundo ele, o risco de acidentes é intenso. "A rua tem três saídas e falta sinalização. É bem complicado e arriscado para os motoristas", avalia.
As reclamações dos moradores também são comuns. Teresa Malagoli reside há 30 anos na rua Fundador Vicente Franco e cobra medidas para a sinalização da via. "Precisamos urgente de pelo menos um semáforo e de que uma das ruas seja transformada em mão única. O trânsito está caótico", lamenta.
Para o engenheiro civil Vicente Felício Sobrinho, o problema se agrava no período noturno, quando vários ônibus escolares estacionam perto do cruzamento, dificultando a visibilidade dos usuários. "Vez ou outra tem acidente de moto aqui", conta. "Ocorrem acidentes diariamente e estamos preocupados com essa situação. Esses dias um motociclista morreu", completa a moradora Maria Antônia Pagan, que pede a instalação de redutores de velocidade.
O morador da rua Saldanha Marinho, Cláudio da Silva, avalia que a transformação da rua em mão única resolveria a desorganização do trânsito em um dos cruzamentos. "Acontecem muitos acidentes com essa má sinalização", explica.
Preocupada com a situação do trânsito nos dois cruzamentos, a vereadora Edna Flor (PPS) encaminhou, no início deste mês, um ofício ao Conselho Municipal de Trânsito. No documento, a parlamentar solicita estudos e cobra a adoção de medidas para proporcionar maior segurança aos usuários que passam pelos cruzamentos.