Lojistas do calçadão pedem o apoio da Câmara para reparos no local
A estrutura do calçadão comercial das ruas Marechal Deodoro e Princesa Isabel, em Araçatuba, está comprometida, o que pode afetar o comércio da cidade se nenhuma providência for tomada. O alerta foi dado, ontem, pelo presidente da Alca (Associação dos Lojistas do Calçadão de Araçatuba), Josafat da Silva e Souza, e pelo membro do conselho fiscal da entidade, Wanderley Oliani, em reunião com a presidente da Câmara Municipal, vereadora Edna Flor (PPS).
Os representantes dos lojistas do calçadão reiteraram a necessidade da prestação de serviços públicos no local e reivindicaram o apoio do Poder Legislativo para a solução dos problemas. "O calçadão está em situação precária. As galerias de águas pluviais estão entupidas por conta da sujeira, provocada pela própria população", relatou Josafat. Os resultados da falta de consciência ambiental são o perigo de enchentes e a abertura de buracos, inclusive nas entradas do corredor comercial, que estão colocando em risco a segurança dos pedestres.
Outras reivindicações foram investimentos em paisagismos, e a regularização do trânsito de bicicletas e veículos no corredor comercial. Em conjunto com os comerciantes, a presidente da Mesa Diretora analisou o estatuto da associação para verificar as competências da administração municipal e da Alca quanto à manutenção do local. "Estamos pedindo o apoio da Câmara, porque não temos recursos para arcar com as melhorias", afirmou Josafat. Criada em junho de 2002, a Alca congrega 62 associados dentre os 78 lojistas estabelecidos no calçadão.
Recentemente, a entidade foi declarada de utilidade pública. "Vamos estudar atentamente essa lei para verificar a possibilidade de inclusão de recurso para a associação no orçamento municipal", comprometeu-se Edna Flor. A presidente do Legislativo se colocou à disposição da Alca para intermediar um diálogo com o Executivo Municipal. "O calçadão é um bem público. Por ali, transitam todos os munícipes. Logo, também é uma via pública e, por isso, entendemos que o Município tem o dever de manter as estruturas públicas ali existentes", avaliou.
Edna e Josafat consideraram o calçadão um cartão postal de Araçatuba. "Recebemos a visita de muitas pessoas de cidades vizinhas e não queremos uma imagem ruim do comércio e da cidade. Nossa intenção é melhorar o visual", enfatizou o presidente da associação de lojistas.