Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
04/11/2005
Livraria dos Amigos completa 70 anos de existência e recebe homenagem da Câmara

A Câmara Municipal realizou sessão solene no sábado (05/11), às 9h30, para a entrega Diploma de Honra ao Mérito à Livraria dos Amigos, pioneira no ramo na cidade. A iniciativa da homenagem foi do vereador Nilo Ikeda.

Emocionado o proprietário da empresa Kunivo Takarashi foi quem recebeu a honraria. A livraria que completou 70 anos de existência em 2005 foi fundada pelo pai de Kunivo, Rintaro Takarashi.

Rintaro Takarashi desembarcou no Brasil em 1913, aos 16 anos. Trabalhou na região de Matão, antes de mudar-se com a família para o bairro rural da Água Limpa, em 1917, onde iniciou o plantio de café.

Em 1922 foi convidado a lecionar em Campo Grande, onde também foi presidente da Associação Nipo-Brasileira. Um ano depois, retornou ao bairro da Água Limpa, onde continou a lecionar. Casou-se em 1924 com dona Haru, com quem teve oito filhos.

O professor Takahashi lutou em favor do ensino, abrigando em sua própria casa alunos que precisavam continuar os estudos na cidade. Daí nasceu sua luta pela construção de um pensionato e escolas japonesas, cujas obras começaram em 1937.

Estudioso, dedicou-se a pesquisar em vários ramos diferentes do saber: das plantas raras a uma de suas paixões: o contato com os povos indígenas.

Seu legado tem continuidade graças ao gosto que moldou em sua família pelas coisas voltadas ao espírito e ao saber...Seu filho Kunivo Takarashi, que trabalhou com o pai na livraria por várias décadas, prepara hoje uma nova geração para continuar a obra iniciada em 1935.

Depois da cerimônia na Câmara, a família Takarashi inugurou um múseo indígena na rua Baguaçu, 168. No local estará exposto todo o acervo que Rintaro Takarashi juntou durante sua vida pesquisando a vida dos índios brasileiros e da América do Sul.

Fonte: Assessora de Comunicação - Fátima Mantello
Compartilhe:
<< Página Anterior