Legislativo participa do "Dia de Conscientização do Bullying"(Veja Vídeo)
Dezenas de professores, diretores, coordenadores pedagógicos, alunos de cursos de graduação, autoridades e pais de alunos participaram, na manhã desta terça-feira, 25/5, de um ciclo de palestras para marcar o "Dia de Conscientização do Bullying". O evento, promovido pela secretaria municipal da Educação no auditório da Unip (Universidade Paulista) de Araçatuba, contou com as presenças dos vereadores Dr. Nava (PSC), Profª Durvalina (PT) e Tieza (PSDB).
A programação incluiu palestras das psicólogas Luciana Esgalha e Milena Moimaz; do mestre em Educação José Carlos Munarin; da professora e escritora Rita Lavoyer e da pedagoga Vivi Tuppy. O centro das discussões foram as implicações do "bullying", termo em inglês que descreve atos de violência física ou psicológica intencionais e repetitivos praticados nas escolas.
De acordo com o palestrante José Carlos Munarin, que defendeu a dissertação de mestrado "O papel do gestor na prevenção e combate ao bullying", a vítima das atitudes agressivas, que não consegue revidar os atos violentos, pode ter várias consequências negativas. "Essa prática pode trazer vários problemas, até mesmo traumas psíquicos. Os alunos vítimas podem ter baixo rendimento escolar e não querer ir à escola", explica.
A secretária de Educação de Araçatuba, Beatriz Soares Nogueira, destacou que o município tem implementado vários projetos para combater o bullying nas unidades escolares, com investimentos na formação de professores.
Preocupada com a situação, a vereadora Profª Durvalina encaminhou uma indicação ao prefeito Cido Sério (PT), solicitando medidas de conscientização sobre o bullying no município. O Executivo acatou a sugestão da vereadora e enviou um projeto de lei sobre o assunto para a Câmara. Atualmente, as comissões do Legislativo analisam a propositura.
"Essa questão precisa ser debatida. A princípio, nós tratamos a prática como simples brincadeiras ou gestos repetitivos, mas se trata de um assunto muito sério, com efeitos nocivos", destacou a parlamentar petista.
Para o vereador Dr. Nava, a proposta de combate ao bullying deve ser adotada em todas as redes de ensino. "É um projeto extraordinário que cuida do fator social. Estamos estudando a possibilidade de que esse projeto seja extensivo à rede pública estadual e às escolas privadas", disse.
"É um fenômeno que afeta muitas crianças, famílias e grupos escolares. Precisamos superar os efeitos trágicos que esse fenômeno tem provocado", afirmou a vereadora Tieza.
A palestrante Rita Lavoyer, que falou sobre o tema "Bullying e a Família", ressaltou o ineditismo da iniciativa do projeto de lei no município. "Araçatuba sai na frente em relação a esse problema", comemorou.