Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
23/08/2005
Indicação pede a preservação de patrimônio histórico do município

Aprovada no dia 11 de agosto, durante a 24.ª sessão ordinária, uma indicação apresentada em conjunto pelo vereador Marcelo Andorfato e pela vereadora Marly Garcia pede à prefeitura o tombamento de uma chaminé e de uma caixa d'agua que pertenceu à extinta empresa Carazza de Araçatuba. Uma fábrica de tanino, produto usado para curtir couro.

A chaminé é uma grande torre de tijolos e pode ser vista à longa distância. Imponente em seus 50 metros é uma referência para o bairro residencial Carazza, localizado às margens da Rodovia Eliezer Montenegro Magalhães.

A fábrica de tanino foi construída na década de 40. A chaminé servia para canalizar a fumaça das caldeiras desta empresa que teve seu auge na década de 60.

Os autores da indicação anexaram ao documento um anteprojeto sobre o assunto à indicação aprovada. O tombamento é um ato administrativo de competência da prefeitura.

Quando o município faz o tombamento de um móvel ou imóvel significa que este bem ficará sob sua guarda, para que possa ser conservado e protegido. Para a historiadora Dilei Vilela, diretora do museo municipal, a iniciativa é valida e merece apoio. Ela disse que as construções em questão retratam uma época importante do município em que a indústria era bastante desenvolvida.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Fátima Mantello
Compartilhe:
<< Página Anterior