Guardas Municipais se reúnem para discutir reivindicações da categoria
Araçatuba sediou no último final de semana o 3.º Congresso Brasileiro de Guardas Municipais com a participação de aproximadamente 800 profissionais. Os principais objetivos do encontro foram promover a integração e a troca de informações entre eles, por meio de palestras, debates e . O presidente da Câmara, vereador Antônio Edwaldo Dunga Costa, esteve presente e defendeu as reivindicações da classe principalmente com relação à aprovação da PEC 534, em tramitação na Câmara Federal, que objetiva conceder à corporação poder de polícia.
Dunga enfatizou que a segurança pública é, sem dúvida, é um desafio para os governos diante de uma sociedade cada vez mais violenta. E, na guerra pela ordem pública, as guardas municipais já conquistaram o seu espaço e provaram sua eficácia. O que falta na verdade é um reconhecimento formal disso. "Na verdade isso tudo é formalismo necessário porque na realidade a guarda já está cumprindo esse tipo de função, apenas sem o respaldo necessário do Estado.", declarou.
Na cerimônia de abertura do evento, realizada na sexta-feira (20/06), no teatro da Unip. Autoridades amigas da guarda foram homenageadas com um troféu. Dunga também recebeu o reconhecimento. Na platéia do congresso, profissionais atentos de varias partes do Brasil. A guarda Francineide veio de Natal, Rio Grande do Norte especialmente para participar do congresso . Ela acha importante encontros desse tipo.
Em cidades do porte de Araçatuba, com menos de 200 mil habitantes, os guardas municipais não podem portar armas. "Essa realidade coloca-os em risco permanente no exercício de suas funções e deve ser revista com urgência. ", finalizou Dunga.