Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
17/06/2009 15:25:08
Grupo de artesãos se reúne com presidente da Câmara

Nove artesãos integrantes da Associação dos Artesãos de Araçatuba se reuniram no final da manhã desta quarta-feira, 17/6, com a presidente da Câmara, Edna Flor (PPS). O objetivo do encontro foi discutir a necessidade de haver um espaço próprio e adequado para os profissionais trabalharem e comercializarem seus produtos.


Durante a reunião, os representantes do grupo, que reúne trinta e cinco expositores, relataram a necessidade de haver um espaço para apresentar os produtos, a exemplo de cidades da região que contam com a Casa do Artesão. Também destacaram a importância de se ter um box para exposição nos dias da 50ª Feira Agropecuária de Araçatuba.


O grupo de artesãos produz uma variedade de produtos, como bordados, crochês, bonecas, gesso, além de objetos de madeira, couro e em talhe. Silas Ramos de Oliveira é artesão há 27 anos e já dirigiu a associação por mais de uma década. Segundo ele, é preciso haver um ponto de referência para os profissionais. "Desde 1986 a gente vem pedindo para que tivesse essa benfeitoria", lembra.

Oliveira citou exemplos bem-sucedidos da Casa do Artesão nos municípios de Catanduva, Pindorama, Castilho e Três Lagoas, mas ressaltou que Araçatuba ainda não dispõe de um local específico para mostrar o trabalho artesanal. "Nas feiras que fazemos, mesmo que a gente tem um calendário, uma hora a gente está na Praça João Pessoa, outra hora na plataforma da Estação, não há um lugar fixo", reclama.

A vereadora Edna Flor (PPS) observou que o artesanato é uma atividade não vista apenas como algo estético, mas também como uma forma de geração de trabalho e renda. De acordo com a parlamentar, a iniciativa de conceder o espaço cabe à administração municipal, mas qualquer projeto que beneficie a categoria será apoiado pelo Legislativo.

"Sugerimos que eles fossem agregados a outras secretarias, como a de Desenvolvimento Econômico e Ação Social e não ficassem restritos à secretaria de Cultura do município. É um assunto que depende da prefeitura, de uma reforma administrativa que precisa vir em forma de lei", disse.


Fonte: Assessoria de Comunicação: Carlos Demarchi/ Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior