Festa dos Trabalhadores supera expectativas
A festa do trabalhador, no Dia 1º de Maio, superou as expectativas dos organizadores. Cerca de 20 mil pessoas passaram pela praça Hugo Lippe Júnior (Olímpica), para acompanhar o sorteio de prêmios e curtir shows ao vivo de várias bandas musicais. O carro sorteado, um Fiat Uno Mille zero quilômetro, saiu para o trabalhador autônomo Márcio Luís de Lima, que mora no bairro Boa Vista, em Araçatuba. Além do veículo, também foram sorteados uma moto, televisores e ventiladores.
Organizada pela Força Sindical de São Paulo, em parceria com a Prefeitura e o Sindalco (Sindicato dos Empregados nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas e Fabricação de Álcool de Araçatuba e Região), a festa do trabalhador, que teve participação de vários outros sindicatos, começou às 16h e terminou às 23h.
O evento, que já é tradição na capital paulista, aconteceu esse ano em outras 10 cidades do interior. O presidente da Força Sindical, Danilo Pereira da Silva, disse que já tinha a intenção de trazer o evento para a cidade. "Num encontro que tive com o prefeito Jorge Maluly Netto fiquei sabendo que a cidade comemora centenário esse ano. Então unimos esforços, juntamente com o Sindalco e realizamos a festa em Araçatuba", disse.
Muito mais do que comemorar o Dia do Trabalho, a bandeira da redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, foi o enfoque da festa. Assinaturas pedindo a redução estão sendo colhidas em todo o Brasil. Em Araçatuba, a estimativa é de se coletar mais de 40 mil nomes. A Força Sindical trabalha em todo o país com o lema "reduzir a jornada é gerar empregos".
Para o presidente da Câmara, Antônio Edwaldo Dunga Costa, que acompanhou todo o evento, as leis trabalhistas no país estão mudando e vão mudar ainda mais. "Antigamente o trabalhador não tinha nem mesmo registro na carteira de trabalho e com isso ficava com seus direitos limitados. Que bom que hoje a realidade é outra", disse. Dunga acredita que a redução na jornada vai possibilitar a geração de novos empregos.
A festa foi animada pelas duplas João Ricardo e Pachequinho, Douglas e Daniel, o grupo Borinagô e a banda Alma Serrana.